Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Trechos da reportagem “Número de alunos com necessidades especiais em escolas regulares aumentou 229% desde 1998, segundo censo do MEC” de CLÁUDIA COLLUCCI da Folha de São Paulo, São Paulo, domingo, 22 de fevereiro de 2004, vem mostrando como cresce a inclusão escolar de deficientes nas escolas. Segue a reportagem:

 

Jabes, 10, tem deficiência física e mental. Bruna, 14, paralisia cerebral. Juliana e Rafael, 8, são paraplégicos. Vinícius, 13, cego. Além de serem crianças com necessidades especiais, elas também têm em comum o fato de freqüentarem escolas regulares e estarem na mesma classe de alunos não-deficientes.

 

A inclusão de crianças deficientes em escolas regulares vem crescendo no país. O número de matriculados cresceu 229% nos últimos cinco anos, segundo o Censo Escolar do Ministério da Educação. Passou de 43.923 alunos em 1998, quando o censo analisou pela primeira vez a situação dos alunos especiais, para 144.583 estudantes no ano passado.

 

No país, há 503.570 alunos matriculados com necessidades especiais-deficiências visual, auditiva, física e mental. Do total, cerca de 30% frequentam escolas que oferecem o ensino regular em 98, eram 13%. O restante está em escolas ou salas especiais.

 

A recomendação para que pessoas com deficiências sejam educadas na rede regular de ensino está na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação). O Brasil é também signatário de uma declaração internacional que selou o compromisso de garantir acesso à educação inclusiva até 2010.

 

 

Assinale a alternativa que melhor relata as principais dificuldades no campo da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas brasileiras:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: falta de capacitação profissional adequada, a falta de recursos e materiais apropriados, as barreiras arquitetônicas e físicas, as barreiras humanas atitudinais que permeiam as práticas pedagógicas em relação à inclusão.

Gabarito: Letra E

 

Assinale a alternativa que melhor relata as principais dificuldades no campo da inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas brasileiras:

 

Antes, vamos ver quais são essas dificuldades mais explícitas:

 

“Diferentes estudos internacionais já enfocaram os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas. Dentre os vários aspectos abordados ainda é unânime a falta de capacitação profissional adequada, a falta de recursos e materiais apropriados, as barreiras arquitetônicas e físicas, as barreiras humanas atitudinais que permeiam as práticas pedagógicas em relação à inclusão, dentre outros (ERIC, 2002).”

 

Agora vejamos as alternativas:

 

a) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: falta de capacitação profissional adequada, a falta de vagas nas escolas, as barreiras arquitetônicas, as logísticas.

b) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: falta de diversas leis que amparem a pessoa com necessidades especiais, a falta de projetos pedagógico apropriados.

c) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: O preconceito, a falta de profissionais, a falta de verbas, as barreiras arquitetônicas e físicas, as barreiras humanas atitudinais que permeiam as práticas pedagógicas em relação à inclusão.

d) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: falta de logística, a falta de profissionais, as barreiras humanas atitudinais que permeiam as práticas pedagógicas em relação à inclusão.

e) Os aspectos mais explícitos que dificultam o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas são: falta de capacitação profissional adequada, a falta de recursos e materiais apropriados, as barreiras arquitetônicas e físicas, as barreiras humanas atitudinais que permeiam as práticas pedagógicas em relação à inclusão.

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Referência

Gomes, Claudia, & Gonzalez Rey, Fernando Luis. (2008). Psicologia e inclusão: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial14(1), 53-62. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382008000100005

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *