Um dos conceitos específicos da teoria de Lev Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal. Essa premissa reforça a ideia de que
- A) o bom ensino é aquele que não se adianta em relação aos processos da criança que já se consolidaram.
- B) o desenvolvimento deve ser olhado e concebido retrospectivamente, para produzir resultados sólidos.
- C) a trajetória do desenvolvimento humano se orienta pela externalização dos processos interpsicológicos.
- D) o indivíduo tem instrumentos endógenos para percorrer, sozinho, o caminho de seu pleno desenvolvimento.
- E) o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.
Um dos conceitos específicos da teoria de Lev Vygotsky é o de zona de desenvolvimento proximal. Essa premissa reforça a ideia de que
De acordo com Oliveira:
"Como na escola o aprendizado é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar, a intervenção é um processo pedagógico privilegiado. O professor tem o papel explícito de interferir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente. O único bom ensino, afirma Vygotsky, é aquele que se adianta ao desenvolvimento."
Vamos analisar as alternativas.
a) o bom ensino é aquele que não se adianta em relação aos processos da criança que já se consolidaram.
Conforme vimos, de acordo com Vygotsky, o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento.
Assertiva Falsa.
b) o desenvolvimento deve ser olhado e concebido retrospectivamente, para produzir resultados sólidos.
Observe o que Gonçalves fala sobre Zona de Desenvolvimento Proximal:
"A expressão zona de desenvolvimento real, segundo Vygotsky (1984), refere-se à capacidade da criança realizar uma atividade sozinha, um desenvolvimento já alcançado. Enquanto que a zona de desenvolvimento proximal refere-se à capacidade da criança realizar atividade com a ajuda de outros. Assim, a zona de desenvolvimento proximal refere-se às funções que estão em processo de desenvolvimento e que se tornarão funções consolidadas nas relações com o outro e nas experiências de aprendizagem."
São funções que ainda estão em desenvolvimento. Portanto, não se faz um movimento retrospectivo.
Assertiva Falsa.
c) a trajetória do desenvolvimento humano se orienta pela externalização dos processos interpsicológicos.
Essa não é uma ideia trazida pela Zona de Desenvolvimento Proximal.
Assertiva Falsa.
d) o indivíduo tem instrumentos endógenos para percorrer, sozinho, o caminho de seu pleno desenvolvimento.
A Zona de Desenvolvimento Proximal pressupõe a interação com outros que servirão de mediadores para os avanços.
Assertiva Falsa.
e) o papel do professor é o de provocar nos alunos avanços na aprendizagem que não ocorreriam espontaneamente.
Essa é a alternativa que está de acordo com o texto citado.
Assertiva Correta.
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
Deixe um comentário