Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser primeiramente:
- A) chamar a família de Alysson à escola a fim de relatar os comportamentos do estudante, perguntar abertamente sobre as situações de violência no ambiente familiar e encaminhar a situação para o conselho tutelar.
- B) analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.
- C) convocar Alysson para realizar testes psicométricos capazes de averiguar traços de personalidade e fazer o diagnóstico diferencial entre transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista.
- D) propor uma reunião com os professores e estudantes que convivem com Alysson para instruir como estes devem proceder diante dos comportamentos de Alysson, na perspectiva de promover a disciplina em todos os níveis da instituição.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.
Gabarito Letra B
Alysson era um estudante avaliado por seus professores como agitado, agressivo e com dificuldades nas relações com os colegas. Havia comentários de que seu pai era usuário de drogas e que seu ambiente familiar era perpassado por situações de violência. Apesar das boas notas, seus comportamentos, tidos como indisciplinados, causavam mal-estar em sala de aula, em especial nas interações professor-aluno.
Uma das possibilidades de atuação do psicólogo escolar e educacional é a intervenção diante do que é considerado como indisciplina em contextos educativos. Considerando a produção científica da psicologia escolar e educacional a esse respeito, a ação do psicólogo deve ser primeiramente:
a) chamar a família de Alysson à escola a fim de relatar os comportamentos do estudante, perguntar abertamente sobre as situações de violência no ambiente familiar e encaminhar a situação para o conselho tutelar.
Errado. A situação de violência é uma possibilidade, que, obviamente, deve ser investigada, mas assumir que o problema seja necessariamente esse é só transferir a responsabilidade da questão exclusivamente para a família. Essa pergunta aberta sem um bom rapport pode só afastar essa família e ter o efeito contrário ao desejado.
b) analisar o contexto em que Alysson está inserido na perspectiva de compreender as relações estabelecidas pelos estudantes entre si e destes com os professores e com a instituição, pois todos estão implicados na situação e podem contribuir para transformá-la.
Certo! A conduta mais apropriada é essa, de considerar todo o contexto e todos os atores envolvidos.
c) convocar Alysson para realizar testes psicométricos capazes de averiguar traços de personalidade e fazer o diagnóstico diferencial entre transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista.
Errado. A questão não menciona a idade de Alysson, mas possivelmente ele sequer tem idade suficiente para receber algum desses diagnósticos. Não necessariamente sua avaliação passa por testes psicométricos.
d) propor uma reunião com os professores e estudantes que convivem com Alysson para instruir como estes devem proceder diante dos comportamentos de Alysson, na perspectiva de promover a disciplina em todos os níveis da instituição.
Errado. A disciplina não é o objetivo maior da escola. Alysson também deve estar envolvido nas decisões que o implicam.
Nosso gabarito é Letra B
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