Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

“Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar. Além disso, o estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo.”

 

Fonte: G1, em São Paulo, 02/03/2015.

 

Sobre o tema indisciplina nas escolas, assinale a alternativa correta:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A disciplina na escola não é questão de boa conduta, nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Disciplina é uma questão de competência e não de valor. O pressuposto fundamental da exigência da disciplina escolar é o de que a conquista do saber é uma tarefa difícil, árdua e complexa. Para alcançá-lo, é preciso que haja consciência da importância desse saber para a vida e para a construção da sociedade.

Gabarito: Letra C

 

Sobre o tema indisciplina nas escolas, assinale a alternativa correta:

a) Ao ingressarem na escola, os alunos entram em contato com a cultura própria dessa instituição, são influenciados por ela mas não podem influenciá-la. No caso da indisciplina escolar, parece-nos que ela se manifesta no contexto da transmissão cultural. Os alunos, muitas vezes, resistem à cultura escolar, tentado impedir, não só o trabalho da escola, como o trabalho da cultura em si.

Errado. Quando um individuo ingressa em uma cultura ele sempre terá alguma forma de influência sobre ela.

“Ao ingressarem na escola, os alunos entram em contato com a cultura própria dessa instituição, são influenciados por ela e podem influenciá-la também. No caso da indisciplina escolar, parece-nos que ela se manifesta no contexto da transmissão cultural. Os alunos, muitas vezes, resistem à cultura escolar, tentado impedir, não só o trabalho da escola, como o trabalho da cultura em si.”

 

b) Dentro do espaço escolar não se deve disponibilizar a discussão sobre o tema (indisciplina) com colegas, alunos e familiares. É importante compreender a indisciplina como um desafio e não aumentar o tema.

Errado. Pelo contrário, é um tema que deve ser debatido, para que soluções sejam encontradas em conjunto.

 

c) A disciplina na escola não é questão de boa conduta, nem de formação trazida de casa. Disciplina se aprende e é do interesse de todo mundo, porque facilita a relação das pessoas com as coisas. Disciplina é uma questão de competência e não de valor. O pressuposto fundamental da exigência da disciplina escolar é o de que a conquista do saber é uma tarefa difícil, árdua e complexa. Para alcançá-lo, é preciso que haja consciência da importância desse saber para a vida e para a construção da sociedade.

Certo! Quem disse isso foi Lino de Macedo.

 

d) O enfrentamento da indisciplina no ambiente escolar deve ser encarado como um desafio para os gestores educacional. A partir do pensar sobre suas causas e como os professores lidam no seu cotidiano com a indisciplina lançam alternativas e possibilidades a serem trabalhadas no universo escolar, a fim de encarar o desafio da indisciplina.

Errado. A indisciplina é um desafio para todos envolvidos no processo educacional, não apenas para os gestores.

“O enfrentamento da indisciplina no ambiente escolar deve ser encarado como um desafio para todos os envolvidos no processo educacional, contrariando a postura contemporânea e remanescente da nossa história sócio-políticocultural. A partir do pensar sobre suas causas e como os professores lidam no seu cotidiano com a indisciplina lançamos alternativas e possibilidades a serem trabalhadas no universo escolar, a fim de encarar o desafio da indisciplina, como por exemplo, investir na atualização profissional dos professores através de cursos, palestras, estudos bibliográficos sobre o tema, pesquisa e troca de experiências no ambiente escolar e acadêmico. Através da busca de apoio, resgatando os papéis sociais da família, da escola e da sociedade, trocando o estigma da culpa pela responsabilidade.”

 

e) A indisciplina não é construída na escola e nem pela escola. E, sim é algo que está atrelado ao sujeito ao seu meio e aprendizado dentro do seu meio familiar. Ao refletirmos sobre a escola ela é um instrumento de cultura, nos reportamos para o aspecto da construção da cultura escolar. Na medida em que vai se institucionalizando através de normas, regulamentações e interpretações a cultura escolar, vai sendo incorporada e vivenciada pelo coletivo escolar. Assim, a cultura na percepção dos seus sujeitos, tais como os alunos, pode fornecer pistas importantes sobre temas relevantes como a indisciplina escolar.

Errado. A indisciplina é, sim, construída na escola.

“A indisciplina escolar não é um fenômeno estático, está evoluindo nas escolas (GARCIA, 1999). É como nos apresenta Amado (1999, p. 25): “quando falamos de indisciplina, não falamos de um mesmo fenômeno, mas de uma diversidade de fenômenos por detrás de uma mesma significação”. Diante disso, nos propomos neste item refletir sobre a escola já que é ali que a indisciplina é construída (GARCIA, 2005). E, também, refletindo sobre a escola pode-se conhecer melhor seus atores sociais, especialmente os alunos, pois são eles que ajudam a tecer o sentido de indisciplina, presente no contexto escolar. (....)

Ao refletirmos sobre a escola como instrumento de cultura, nos reportamos para o aspecto da construção da cultura escolar. Na medida em que vai se institucionalizando através de normas, regulamentações e interpretações a cultura escolar, vai sedo incorporada e vivenciada pelo coletivo escolar. Assim, a cultura na percepção dos seus sujeitos, tais como os alunos, pode fornecer pistas importantes sobre temas relevantes como a indisciplina escolar.”

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

Os motivos da indisciplina na escola: a perspectiva dos alunos. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2009/2071_1923.pdf

(In)Disciplina escolar: desafios e possibilidades aos professores do século XXI. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/download/18145/12798/

        

MACEDO, Lino de. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ARTMED, 2004

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *