Uma visão de aprendizagem que adota uma perspectiva crítica
- A) enfatiza a necessidade de disciplina, de organização metódica de procedimentos e conteúdos.
- B) solicita a definição clara de conceitos a serem aprendidos, e uma sequência específica para a sua apresentação.
- C) estimula a formação de grupos para aprender, e a homogeneidade de repertório dos aprendizes.
- D) considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.
- E) define trilhas de conhecimentos, apresentadas de acordo com o ritmo pessoal de aprendizagem dos alunos.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.
Gabarito Letra D
Uma visão de aprendizagem que adota uma perspectiva crítica
a) enfatiza a necessidade de disciplina, de organização metódica de procedimentos e conteúdos.
Errado. A pedagogia baseada em uma perspectiva tradicional é que enfatiza esses aspectos.
b) solicita a definição clara de conceitos a serem aprendidos, e uma sequência específica para a sua apresentação.
Errado. Mais uma vez, uma afirmação mais relacionada com a perspectiva tradicional que a perspectiva crítica, que busca uma educação mais contextualizada, voltada para o grupo em que está inserida.
c) estimula a formação de grupos para aprender, e a homogeneidade de repertório dos aprendizes.
Errado. A perspectiva crítica não estimula a homogeneidade de repertório, pelo contrário, por entender que os aprendizes são heterogêneos entende que também os repertórios o são.
d) considera os fenômenos sociais na sua complexidade, estimula a autonomia e a criatividade.
Certo!
“A escola precisa superar as barreiras impostas pela divisão do conhecimento, criando uma perspectiva curricular crítica, na qual a transdisciplinaridade seja ditada pela formação humanista que busque a formação humana onilateral e, por conta disso, esteja disposta ao diálogo permanente com a contemporaneidade, considerando o caráter dialético do movimento histórico de construção do conhecimento. O caminho contrário, o da segregação entre saberes na escola e a sua forma de condução pedagógica, pode abrir um abismo, criando dualidades. Há que se superar, pela proposta de um currículo integrado e integrador, uma equivocada dicotomia entre estes saberes e a consequente distorção de seu papel dentro da proposta curricular prevista nas orientações dadas pelas políticas públicas de educação e pelas práticas pedagógicas. Por conta disso, colocam-se como imprescindíveis questões conjunturais como a da formação continuada, a valorização docente com a ampliação de funções docentes de quadro próprio e em tempo integral e na qual a gestão escolar seja democrática. Isso implica na pluralidade de mecanismos de participação da comunidade e no exercício da gestão intersetorial em cada território educativo, considerando a articulação entre as múltiplas dimensões integradoras que em sua totalidade, historicamente compõe a escola.”
e) define trilhas de conhecimentos, apresentadas de acordo com o ritmo pessoal de aprendizagem dos alunos.
Errado. Essa também não é uma definição da perspectiva crítica.
Nosso gabarito é Letra D.
Fonte: https://www.paulofreire.org/download/Escola%20dos%20meus%20sonhos-2018_Rv-03.pdf
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