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Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:

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Resposta:

A alternativa correta é letra B) ressalte a importância do projeto para visibilizar a temática, mas aponte a necessidade de ações para ampliar o debate e a reflexão sobre como as práticas pedagógicas, relações existentes e forma de tratamento das pessoas com necessidades especiais favorecem ou não a promoção da inclusão no âmbito da instituição.

Gabarito Letra B

Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:


a)  ratifique que seu papel, enquanto profissional da psicologia, diz respeito a fornecer laudos e diagnósticos a respeito das dificuldades de aprendizagem específicas aos estudantes com necessidades educacionais especiais, a fim de verificar se esses estão aptos ao processo educativo.

Errado. O trabalho do psicólogo no contexto de inclusão vai muito além da produção de laudos e diagnósticos.


b)  ressalte a importância do projeto para visibilizar a temática, mas aponte a necessidade de ações para ampliar o debate e a reflexão sobre como as práticas pedagógicas, relações existentes e forma de tratamento das pessoas com necessidades especiais favorecem ou não a promoção da inclusão no âmbito da instituição.

Certo! A ação pode ser efetiva, mas precisa de um debate mais aprofundado, que o psicólogo pode facilitar.


c)  esclareça que esse projeto mostra-se limitado porque tangencia o foco da problemática, sendo essencial que a instituição realize um levantamento acerca das dificuldades dos estudantes com deficiência e promova ações de nivelamento entre esses e os demais estudantes, diminuindo assim a segregação.

Errado. O projeto pode, sim, ser efetivo. Essas ações de nivelamento é que não são apropriadas. A escola deve fornecer condições de todos aprenderem, mas não nivelando-os, e sim valorizando as potencialidades de cada um.

 
d)  proponha realizar o encaminhamento dos estudantes com necessidades especiais para profissionais especializados, tais como, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros, pois estes são devidamente capacitados para minimizar as deficiências existentes, única forma de gerar melhorias na aprendizagem e socialização.

Errado. De forma alguma essa é a única forma de gerar melhorias. Esse encaminhamento pode até ser benéfico em alguns casos, mas não deve ser o foco.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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