Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Vygotsky atribuiu ao aprendizado importante papel no desenvolvimento da criança, uma vez que o processo de desenvolvimento avança de maneira lenta, atrás do processo de aprendizagem, e resulta de uma sequenciação que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal.

 

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,

 

PORQUE

 

II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.

 

Considerando essas afirmativas e sua interrelação, assinale a alternativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Gabarito Letra C.

 

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,

Certo! Essa é a definição da Zona de Desenvolvimento Proximal:

“A distância da zona desenvolvimento proximal e a necessidade de estimulação

Vygotsky observou que a capacidade de crianças com o mesmo nível de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor variava enormemente. Ele concluiu que essas crianças não tinham a mesma idade mental e que curso subsequente de seu aprendizado seria, obviamente, diferente. Essa diferença é o que chamou de zona de desenvolvimento proximal e que corresponde "à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" (Vigotsky 1988: 97).”

 

PORQUE

 

II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.

Errado. Essa afirmação se refere a teoria de Piaget, portanto não pode ser uma explicação para a afirmação anterior, que fazia parte da teoria de Vygotsky. Como a questão pergunta especificamente sobre Vygotsky, essa afirmação é errada.

 

Dessa forma,   A afirmativa é verdadeira, e a II é falsa.

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica, Petrópolis: Vozes, 2013.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *