Vygotsky atribuiu ao aprendizado importante papel no desenvolvimento da criança, uma vez que o processo de desenvolvimento avança de maneira lenta, atrás do processo de aprendizagem, e resulta de uma sequenciação que ele denominou de zona de desenvolvimento proximal.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,
PORQUE
II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.
Considerando essas afirmativas e sua interrelação, assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- B) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
- C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- D) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Gabarito Letra C.
Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre o nível de desenvolvimento real e o potencial, determinado por meio da solução de problemas sob a orientação de um adulto,
Certo! Essa é a definição da Zona de Desenvolvimento Proximal:
“A distância da zona desenvolvimento proximal e a necessidade de estimulação
Vygotsky observou que a capacidade de crianças com o mesmo nível de desenvolvimento mental para aprender sob a orientação de um professor variava enormemente. Ele concluiu que essas crianças não tinham a mesma idade mental e que curso subsequente de seu aprendizado seria, obviamente, diferente. Essa diferença é o que chamou de zona de desenvolvimento proximal e que corresponde "à distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes" (Vigotsky 1988: 97).”
PORQUE
II. a construção do conhecimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais diferenciadas, em que cada etapa possui uma maneira de compreender os problemas e de resolvê-los.
Errado. Essa afirmação se refere a teoria de Piaget, portanto não pode ser uma explicação para a afirmação anterior, que fazia parte da teoria de Vygotsky. Como a questão pergunta especificamente sobre Vygotsky, essa afirmação é errada.
Dessa forma, A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica, Petrópolis: Vozes, 2013.
Deixe um comentário