Vygotsky e Piaget são teóricos que concordam que o desenvolvimento decorre de processos construtivos, desafios e interações sociais. Porém, suas teorias divergem em muitos pontos, pois partem das diferentes experiências de vida, da formação cultural e da trajetória acadêmica de cada autor.
Tendo como referência as teorias de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa
CORRETA
- A) Integram o arcabouço teórico de Piaget os conceitos de assimilação e acomodação: esta se refere à aprendizagem prévia e aquela está implicada na mudança da compreensão sobre um objeto.
- B) Como bem sinalizou Piaget, a criança brinca assimilando continuamente os objetos predeterminados. Assim, ao brincar de “faz de conta”, a criança escolhe para a brincadeira aqueles objetos que atendem particularmente aos atributos do que está simulando.
- C) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala
- D) A teoria de Vygotsky obedece a um claro rigor científico, cujos argumentos foram testados e comprovados. No entanto, as traduções de seu trabalho (escritos originalmente em russo) são consideradas imprecisas e podem gerar confusão na sua aplicação prática.
- E) Apesar das divergência s, há aspectos comuns entre as teorias de Piaget e Vygotsky: ambas consideram o desenvolvimento das capacidades mentais superiores como foco principal de estudo e que os limites impostos pela natureza são superados na medida em que o pensamento se torna progressivamente mais verbal.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala
Gabarito Letra C
Tendo como referência as teorias de Vygotsky e Piaget, assinale a alternativa CORRETA
a) Integram o arcabouço teórico de Piaget os conceitos de assimilação e acomodação: esta se refere à aprendizagem prévia e aquela está implicada na mudança da compreensão sobre um objeto.
Errado. A acomodação implica mudança dos esquemas mentais para construção de um novo conhecimento, enquanto a assimilação se refere a incorporação da situação ou objeto aos esquemas mentais.
“Assimilar envolve a noção de que conhecer consiste numa significação, dada pelo sujeito, àquilo que é percebido. Em contato com um determinado objeto ou fato, a criança o investiga e tenta dar um sentido ao que percebeu, imprimindo uma lógica própria para conhecer. Deste modo, incorpora a situação ou objeto a seus esquemas mentais, não sendo necessário recorrer a outros mecanismos para compreender a situação. (...) Já o mecanismo de acomodação exige uma modificação dos esquemas mentais (assimilados) a fim de que um novo conhecimento seja construído.”
b) Como bem sinalizou Piaget, a criança brinca assimilando continuamente os objetos predeterminados. Assim, ao brincar de “faz de conta”, a criança escolhe para a brincadeira aqueles objetos que atendem particularmente aos atributos do que está simulando.
Errado. É em Vygotsky que o faz de conta aparece mais significativamente, e em sua teoria o brinquedo pode assumir significados diversos, não necessariamente com as características particulares do objeto.
c) A descrição do desenvolvimento da linguagem para Vygotsky aproxima se da epistemologia genética: estabelece estágios pelos quais a criança evolui no desenvolvimento da fala
Certo! Os estágios do desenvolvimento da fala para Vygotsky são: estágio primitivo, psicologia ingênua, signos exteriores e crescimento interior.
d) A teoria de Vygotsky obedece a um claro rigor científico, cujos argumentos foram testados e comprovados. No entanto, as traduções de seu trabalho (escritos originalmente em russo) são consideradas imprecisas e podem gerar confusão na sua aplicação prática.
Errado. Muitas obras de Vygotsky sofreram adulterações e mutilações pelo mundo, inclusive na Rússia, dificultando a testagem e comprovação de sua teoria.
e) Apesar das divergências, há aspectos comuns entre as teorias de Piaget e Vygotsky: ambas consideram o desenvolvimento das capacidades mentais superiores como foco principal de estudo e que os limites impostos pela natureza são superados na medida em que o pensamento se torna progressivamente mais verbal.
Errado. Esse é o foco de estudo apenas de Vygotsky. Piaget tem como centro de sua teoria o sujeito epistemológico.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Psicologia da aprendizagem.
Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/431616/2/Livro_Psicologia%20da%20Aprendizagem.pdf
Deixe um comentário