Vygotsky foi um dos grandes estudiosos do desenvolvimento intelectual das crianças e contribuiu muito com a educação quando apresentou sua teoria sociointeracionista, contendo o conceito das zonas de desenvolvimento proximal. Neste aspecto, para Vygotsky,
- A) o desenvolvimento precede e possibilita a aprendizagem.
- B) a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento.
- C) existem quatro fases que cobrem todas as idades, desde o nascimento até a adolescência.
- D) o desenvolvimento acontece de dentro para fora, sendo a atividade cerebral o fator essencial desse processo
Resposta:
Resposta
A alternativa correta é letra B) a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento.
Vygotsky, um dos principais estudiosos do desenvolvimento intelectual das crianças, contribuiu significativamente para a educação ao apresentar sua teoria sociointeracionista. Nessa teoria, o conceito das zonas de desenvolvimento proximal é fundamental. Segundo Vygotsky, a aprendizagem é um fator essencial para o desenvolvimento intelectual das crianças.
Para Vygotsky, a aprendizagem é um processo que ocorre em uma zona de desenvolvimento proximal, que é a distância entre o nível de desenvolvimento atual da criança e seu nível de desenvolvimento potencial. Nessa zona, a criança pode aprender com a ajuda de um adulto ou de um peer mais experiente. Portanto, a aprendizagem precede e estimula o desenvolvimento intelectual da criança.
Isso significa que, antes de uma criança desenvolver uma habilidade ou conceito, ela precisa aprender sobre ele com a ajuda de alguém mais experiente. A aprendizagem, portanto, é um pré-requisito para o desenvolvimento intelectual. Vygotsky acreditava que a interação social e a linguagem eram fundamentais para o desenvolvimento intelectual das crianças, e que a aprendizagem era um processo ativo que envolvia a construção de conhecimento.
Em resumo, a aprendizagem é um fator essencial para o desenvolvimento intelectual das crianças, e Vygotsky acreditava que ela precede e estimula o desenvolvimento. Isso é fundamental para a educação, pois os educadores podem usar essa teoria para planejar estratégias de ensino mais eficazes.
Deixe um comentário