A adolescente Carolina, 15 anos, procurou o Conselho Tutelar acompanhada de sua mãe para relatar que havia engravidado em um relacionamento eventual de Carnaval e que havia concluído que a entrega do bebê em adoção seria a melhor solução para todos.
Considerando as contribuições teóricas do psicanalista René Spitz sobre o primeiro ano de vida da criança, assinale a afirmativa correta.
- A) A relação com a mãe biológica é insubstituível e o bebê deve ser abrigado enquanto se investe na recuperação do amor materno.
- B) O bebê desenvolverá a síndrome de hospitalismo por ter sido rejeitado ainda no ventre materno.
- C) A depressão anaclítica da jovem mãe deve ser tratada para evitar o abandono de seu filho recém-nascido.
- D) Uma mãe substituta que devote ao bebê cuidados e afeto maternos promoverá seu desenvolvimento emocional saudável.
- E) O comportamento de apego dos cuidadores ao prestarem cuidados de higiene e alimentação ao bebê prevenirá sequelas psicológicas.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) Uma mãe substituta que devote ao bebê cuidados e afeto maternos promoverá seu desenvolvimento emocional saudável.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A relação com a mãe biológica não é insubstituível. Se o bebê for acolhido por uma mãe afetuosa, que supra suas necessidades, não haverá problemas quanto ao seu desenvolvimento.
b) Incorreta. Hospitalismo é um termo que se refere ao fato de que crianças até os 18 meses de vida, quando submetidas a alguma forma de abandono prolongado ou a uma longa hospitalização, que as privam dos cuidados maternos, entram num estado de profunda alteração física e psíquica, que pode se manifestar por atraso no desenvolvimento corporal, prejuízo na motricidade fina, dificuldade de adaptação ao meio, atraso da linguagem, dentre outros.
c) Incorreta. A depressão anaclítica ocorre no bebê, não na mãe. Essa depressão é causada pela privação afetiva parcial dos cuidados maternos, podendo ser revertida às condições normais anteriores da criança quando a mãe volta à encontrá-la. Distingue-se do hospitalismo pelo fato de este ser considerado mais grave, já que a privação materna é total e as consequências se tornariam duradouras e mesmo irreversíveis.
d) Correta. Esta é a única opção verdadeira. Segundo a teoria de René Spitz, uma mãe substituta que devote ao bebê cuidados e afeto maternos promoverá seu desenvolvimento emocional saudável. Logo, será nossa resposta.
e) Incorreta. Não basta apenas prestar cuidados de higiene e alimentação ao bebê. Os cuidadores devem prestar cuidados maternos e afetivos para que o bebê não desenvolva hospitalismo nem depressão anaclítica.
Fonte: ZIMERMAN, D. Vocabulário contemporâneo de psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Deixe um comentário