A ciência que estuda especificamente a personalidade da vítima, seu comportamento na gênese do crime, seu consentimento para a consumação do delito, suas relações com o delinquente e também a possível reparação de danos é a
- A) psiquiatria forense.
- B) vitimologia.
- C) psicologia criminal.
- D) psicopatologia.
- E) medicina legal.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) vitimologia.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A psiquiatria forense atua nos casos em que haja qualquer dúvida sobre a integridade ou a saúde mental dos indivíduos, em qualquer área do Direito, buscando esclarecer à justiça se há ou não a presença de um transtorno ou enfermidade mental e quais as implicações da existência ou não de um diagnóstico psiquiátrico.
b) Correta. Na vitimologia busca-se a atenção à vítima por meio do estudo, a intervenção no processo de vitimização, a criação de medidas preventivas e a atenção integral centrada nos âmbitos psico-socio-jurídicos. Logo, esta será nossa resposta.
c) Incorreta. Psicologia criminal é um ramo da psicologia jurídica que trata de analisar racionalmente e empiricamente o comportamento criminoso. Para isso podem ser usados estudos psicológicos de personalidade, da estrutura mental e de outras características que podem vir a ser psicopatológicas e suas relações com o direito penal.
d) Incorreta. Psicopatologia é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental. Está na base da psiquiatria, cujo enfoque é clínico.
e) Incorreta. Medicina legal é uma especialidade concomitantemente médica e jurídica que utiliza conhecimentos técnico-científicos da medicina para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça. A psiquiatria forense é uma sub-especialidade da medicina legal.
Deixe um comentário