A delinquência implica a transgressão de normas sociais, marcada pela relação do sujeito com seu laço social. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.
- A) No âmbito da clínica do social, a delinquência é um traço de personalidade encontrado na estrutura perversa.
- B) A transgressão envolve o controle entre os indivíduos e a manutenção de um ordenamento social com qualidades perversas.
- C) De acordo com a teoria cognitivo-comportamental, a delinquência, assim como outras questões sociais, deve ser compreendida a partir do enfoque individual, estendendo-se a questões pertinentes ao laço social.
- D) As causas da delinquência podem ser sintetizadas em esferas econômica e individual.
- E) Segundo a teoria psicanalítica, o comportamento delinquente, que é fruto das demandas e estruturas sociais, pode ser encontrado em crianças e adolescentes que possuem algum conflito com a lei.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) A transgressão envolve o controle entre os indivíduos e a manutenção de um ordenamento social com qualidades perversas.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Não necessariamente a delinquência é um traço de personalidade encontrado na estrutura perversa. O indivíduo pode apresentar estrutura perversa e não ser delinquente. Ou pode ser delinquente e apresentar estrutura neurótica ou psicótica.
b) Correta. Esta é a alternativa mais coerente. A transgressão envolve o controle entre os indivíduos e a manutenção de um ordenamento social com qualidades perversas.
c) Incorreta. De acordo com a teoria cognitivo-comportamental, a delinquência, assim como outras questões sociais, não deve ser compreendida a partir do enfoque individual. Procura-se identificar as relações existentes entre as respostas do delinquente e suas variáveis de controle.
d) Incorreta. As causas da delinquência podem ser sintetizadas em esferas econômica, individual e social.
e) Incorreta. Não necessariamente o comportamento delinquente é fruto das demandas e estruturas sociais, podendo ser um comportamento causado por demandas pessoais, talvez pelo fato de a estrutura psíquica estar fragilizada no momento do ato delinquente.
Deixe um comentário