Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A exposição de crianças à violência do casal, frequentemente, progenitores do menor, que podem estar unidos ou não por laços de conjugalidade, é um exemplo claro de

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) vitimização.

Em artigo de Ana Isabel Sani (2006) encontramos:

O testemunho de violência interparental é tipicamente conceitualizado como um incidente que vitima a criança num plano visual e auditivo (Jaffe, Wolfe, Wilson e Zak, 1989, Kashani e Allan, 1998). Porém, a relação entre os conflitos conjugais e a vitimização da criança estreita-se por vezes, dando origem a situações de vitimização direta dos menores. A criança pode apanhar no meio da discussão, muitas vezes porque interfere para acabar com o conflito, correndo assim um grande risco de ser injuriada, empurrada ou mesmo batida, pois não raras vezes a fúria pelo cônjuge despreza qualquer consideração pela vulnerabilidade física e emocional da criança. 

 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A exposição da criança à violência do casal não pode ser considerada como desunião. 

 

b) Correta. Conforme artigo apresentado, a exposição de crianças à violência do casal é um exemplo claro de vitimização.

 

c) Incorreta. Infantilidade não é o termo correto para a exposição da criança à violência do casal. Essa exposição pode até ser considerada uma forma de desrespeito com a infância da criança exposta.

 

d) Incorreta. A característica essencial do Transtorno da Personalidade Narcisista é um padrão invasivo de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia. O fato de a criança testemunhar a violência do casal não é considerado narcisismo.

 

e) Incorreta. Separação também não é o termo adequado para caracterizar essa exposição.

 


Fonte: http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1218722582J2vZM0qb0Xf05ZG5.pdf

 

Veja também: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_19.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *