A família contemporânea passou por transformações, influenciada pela mudança da própria sociedade em que se insere. De acordo com Gomes (2009), algumas novas tendências dessa família podem ser delineadas. Assinale a alternativa contrária a essas tendências.
- A) O casamento tem privilegiado o conjugal frente ao familiar, dado o aumento de casais que não desejam ter filhos.
- B) O papel de provedor sempre continua com o homem, apesar de haver mulheres trabalhando, o que aponta ainda para a hegemonia da família tradicional nos dias de hoje.
- C) Muitas famílias constituem-se prescindindo da função paterna, a partir da possibilidade da concepção in vitro, por meio de doadores anônimos de esperma.
- D) Muitas mulheres, ao ganharem o mercado de trabalho, podem se desvencilhar do papel materno, mas ficam na dúvida entre a escolha pela maternidade ou pela ascensão profissional.
- E) Surgiram as famílias reconstituídas, depois da separação e de nova união de um homem/uma mulher que já foi unido(a) anteriormente, tendo filhos da primeira união.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) O papel de provedor sempre continua com o homem, apesar de haver mulheres trabalhando, o que aponta ainda para a hegemonia da família tradicional nos dias de hoje.
Gabarito Letra B
A família contemporânea passou por transformações, influenciada pela mudança da própria sociedade em que se insere. De acordo com Gomes (2009), algumas novas tendências dessa família podem ser delineadas. Assinale a alternativa contrária a essas tendências.
a) O casamento tem privilegiado o conjugal frente ao familiar, dado o aumento de casais que não desejam ter filhos.
Certo! A inserção maior da mulher no mercado de trabalho e o custo de criar um filho são fatores que tem influenciado essa decisão de não ter filhos.
b) O papel de provedor sempre continua com o homem, apesar de haver mulheres trabalhando, o que aponta ainda para a hegemonia da família tradicional nos dias de hoje.
Errado. Muitas famílias tem hoje a mulher como a principal provedora, ou pelo menos de forma compartilhada com o homem.
c) Muitas famílias constituem-se prescindindo da função paterna, a partir da possibilidade da concepção in vitro, por meio de doadores anônimos de esperma.
Certo! Afirmativa polêmica, mas ainda verdadeira. É possível uma família sem um homem envolvido na reprodução.
d) Muitas mulheres, ao ganharem o mercado de trabalho, podem se desvencilhar do papel materno, mas ficam na dúvida entre a escolha pela maternidade ou pela ascensão profissional.
Certo! Apesar das mudanças na sociedade, ainda há uma grande pressão pela maternidade, o que gera um grande dilema em mulheres em idade reprodutiva.
e) Surgiram as famílias reconstituídas, depois da separação e de nova união de um homem/uma mulher que já foi unido(a) anteriormente, tendo filhos da primeira união.
Certo! As famílias reconstituídas são cada vez mais comuns.
Nosso gabarito é Letra B
Deixe um comentário