Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A fim de realizar a mudança na prática da mediação de uma orientação de resolução de problema para uma abordagem transformacional, é preciso uma nova compreensão da comunicação, frequentemente, chamada de perspectiva

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B) do construcionismo social.

A mediação transformativa foi um modelo elaborado por Robert A. Barush Bush e Joseph F. Folger. Este modelo objetiva situar o acordo como uma possibilidade, não como principal objetivo. Visa trabalhar os interesses e necessidades das partes e não somente a posição cristalizada do conflito. A proposta de uma perspectiva transformadora é a de se evitar que a busca por um acordo ofusque ou deixe para segundo plano uma intenção ainda anterior a essa: a transformação do conflito em um processo cooperativo de empoderamento e reconhecimento mútuo.

 

Observa-se que a transformação na relação entre os litigantes viabiliza o refazimento dos laços afetivos e, consequentemente, o acordo. Nesse modelo o mediador apenas facilita o diálogo entre as partes, para que juntas e de forma autônoma, possam construir uma decisão através do diálogo. 

 

A comunicação e a linguagem, no novo paradigma proposto pelo Construcionismo Social, têm efeito formativo e são vistas como um processo de construção de mundos (Pearce, 2002). Envolve não somente a expressão e a escuta, mas a conferência da escuta que, por sua vez, promove o alinhamento do entendimento e a possibilidade de colocar-se no lugar do outro e de se enriquecer com a convivência dialógica. Nesse sentido, há uma intersecção entre a abordagem transformacional  e o construcionismo social.

 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Uma mensagem intermitente cessa e recomeça por intervalos, ou seja, não é contínua. Esse conceito não se relaciona com a abordagem transformacional da mediação. 

 

b) Correta. A mudança  da mediação de uma orientação de resolução de problema para uma abordagem transformacional será possível através da utilização da perspectiva do construcionismo social na comunicação. Vide trechos destacados.

 

c) Incorreta. A comunicação expressa através dos estados somáticos do paciente e às vezes do analista, faz parte do trabalho da comunicação analítica. Este conceito não estabelece relação com a mediação transformativa.

 

d) Incorreta. O enfoque psicanalítico também não está associado à mediação transformativa.

 

e) Incorreta. A perspectiva mediador-partes é a relação ou interação momentânea que ocorre entre eles. Na mediação transformativa, a atuação do mediador é discreta, sem muita intervenção.  

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *