A instituição prisional, devido ao seu caráter punitivo e de restrição de liberdade, parece facilitar o surgimento de angústias e o aflorar de conflitos de diversas ordens. A implantação de Programas de Atendimento Psicossocial nas unidades prisionais objetiva:
- A) a prevenção da obesidade entre a população carcerária por meio do cadastramento de dos portadores de hipertensão arterial e de diabetes mellitus.
- B) permitir a implementação de ações para diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e daAIDS.
- C) contribuir para a prevenção e redução dos agravos psicossociais decorrentes da situação de confinamento.
- D) viabilizar a implementação de ações educativas sobre pré-natal, parto, puerpério, anticoncepção, controle do câncer cervicouterino e de mama.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) contribuir para a prevenção e redução dos agravos psicossociais decorrentes da situação de confinamento.
A instituição prisional, devido ao seu caráter punitivo e de restrição de liberdade, parece facilitar o surgimento de angústias e o aflorar de conflitos de diversas ordens. A implantação de Programas de Atendimento Psicossocial nas unidades prisionais objetiva:
Sobre o traz a questão consta no Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário (2004, p. 34):
“....implantação de Programas de Atendimento Psicossocial nas unidades prisionais capazes de contribuir para a prevenção e redução dos agravos psicossociais decorrentes da situação de confinamento em 40% das unidades prisionais no 1º ano, 60% no 2º ano, 80% no 3º ano e 100% no 4º ano;”
a) a prevenção da obesidade entre a população carcerária por meio do cadastramento de dos portadores de hipertensão arterial e de diabetes mellitus.
INCORRETA. Conforme o documento supracitado, considera-se:
“A necessidade de ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças nos presídios (2004, p.21)”
b) permitir a implementação de ações para diagnóstico e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS.
INCORRETA. Está previsto no Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário entre as metas do eixo “Saúde da Mulher” e não como referência ao Programas de Atendimento Psicossocial, confira:
“...implantação, em 100% das unidades penitenciárias, de ações para diagnóstico e tratamento das DST/AIDS; (2004, p.33)”
c) contribuir para a prevenção e redução dos agravos psicossociais decorrentes da situação de confinamento.
CORRETA. A afirmação é compatível com o que consta na publicação do Plano Nacional de Saúde no Sistema Penitenciário em relação aos Programas de Atendimento Psicossocial nas unidades prisionais.
d) viabilizar a implementação de ações educativas sobre pré-natal, parto, puerpério, anticoncepção, controle do câncer cervicouterino e de mama.
INCORRETA. A questão consta entre as metas do eixo “Saúde da Mulher” e não como referência ao Programas de Atendimento Psicossocial, confira:
“...implantação, em 100% das unidades penitenciárias, de ações educativas sobre pré-natal, parto, puerpério, anticoncepção, controle do câncer cérvico-uterino e de mama, e doenças sexualmente transmissíveis;(2004, p.33)”
__________________
Fonte consultada:
Plano nacional de saúde no sistema penitenciário. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cartilha_pnssp.pdf
Deixe um comentário