A intervenção psicológica torna-se muito importante para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, e é fundamental que profissionais da área da saúde estejam devidamente capacitados para essa tarefa (Habigzang e Koller, 2011, p. 34-37). Nessa situação clínica,
- A) a avaliação psicológica e o tratamento exigem conhecimentos sobre os aspectos psicológicos, reservando- se o entendimento dos aspectos jurídicos a um profissional específico.
- B) os fatores de risco e de proteção devem ser avaliados.
- C) a rede de apoio social é preparada para manejar e tratar os casos surgidos.
- D) os cuidados na avaliação incluem também guardar segredo acerca das informações relativas ao abuso.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) os fatores de risco e de proteção devem ser avaliados.
Análise das alternativas:
a) a avaliação psicológica e o tratamento exigem conhecimentos sobre os aspectos psicológicos, reservando- se o entendimento dos aspectos jurídicos a um profissional específico.
INCORRETA. O profissional psicólogo também deve entender aspectos jurídicos básicos que serão úteis para orientação e tratamento da criança que sofreu abuso sexual.
b) os fatores de risco e de proteção devem ser avaliados.
CORRETA. Alguns dos fatores de risco são: falta de fiscalização quanto à medida de afastamento do agressor, falta de efetividade da rede de apoio, negação da violência sexual pela família, abuso de drogas no contexto familiar, etc. Já os fatores de proteção incluem: saída da vítima do contexto abusivo, revelação da violência sexual, bom vínculo entre familiares, existência de uma rede de apoio social afetiva. Logo, este fatores devem ser avaliados na intervenção psicológica.
c) a rede de apoio social é preparada para manejar e tratar os casos surgidos.
INCORRETA. A rede de apoio social é o conjunto de sistemas e de pessoas significativas que compõem os elos de relacionamento existentes e percebidos pela criança, incluindo-se família, escola, amigos, os quais não estão preparados para tratar os casos surgidos.
d) os cuidados na avaliação incluem também guardar segredo acerca das informações relativas ao abuso.
INCORRETA. Os profissionais envolvidos no atendimento à vítima não devem guardar segredo, pois o abuso sexual constitui crime.
DA PAIXÃO, Gláucia Pereira. Violência sexual e rede de atendimento: o olhar dos profissionais do CREAS. Universidade Federal da Paraíba. 2011.
Deixe um comentário