Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A menina B., de 3 anos, foi atendida no Serviço de Pediatria de um hospital público levada por seus pais, com um quadro de múltiplas verrugas na região perianal. Após anamnese e exame clínico, a pediatra desconfiou de condiloma, causado por contaminação pelo vírus HPV. Confirmada a doença após exames laboratoriais, a médica acionou o Conselho Tutelar para notificar a suspeita de violência sexual. Para a necessária apuração dessa situação, o psicólogo deverá considerar que

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) a palavra da criança pode ser a única prova possível ao processo legal e será preciso utilizar estratégias adequadas à idade em um ambiente emocionalmente facilitador para permitir a revelação do abuso.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Uma criança nesta faixa etária se encontra no estágio de desenvolvimento cognitivo definido por Jean Piaget como pré-operatório, que perdura dos 2 aos 7 anos. É caracterizado por uma grande expansão no uso do pensamento simbólico, ou capacidade representacional. 

 

b) Incorreta. O complexo centrado na fantasia de castração ocorre não somente nas crianças expostas a experiências sexuais. 

 

c) Incorreta. Um sintoma ou sinal isolado não permite afirmar a existência de abuso sexual. Por isso, é fundamental o olhar atento e crítico dos profissionais frente aos problemas identificados, tanto de ordem física, sexual como emocional - procurando a sua correlação com o relato da vítima, dos familiares ou pessoas de sua convivência.

 

d) Correta. A única opção coerente com o contexto apresentado. O psicólogo deverá considerar que a palavra da criança pode ser a única prova possível ao processo legal e será preciso utilizar estratégias adequadas à idade em um ambiente emocionalmente facilitador para permitir a revelação do abuso. Dessa forma, esta será nossa resposta.

 

e) Incorreta. A inquirição não deve ser realizada na presença de seus pais, pois deve-se contar com a hipótese de o pai ser o abusador. Se ele estiver presente durante a inquirição da criança, isso comprometerá seu depoimento. 

 


Fonte: PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. 12.ed. São Paulo: Artmed, 2012

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *