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A respeito das concepções de Foucault sobre as práticas de poder, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A sociedade civil tornou-se alvo de intervenção governamental permanente, que tem como objetivo restringir as liberdades e massificar as individualidades.

 

II. O movimento de higienização da cidade, da população e dos corpos tem, como pretexto, a noção de defesa da sociedade.

 

III. O racismo biológico surgiu por meio de uma nova arte de governo que marcou a modernidade, distinta das práticas das sociedades tradicionais, que demonstravam sua força na exibição dos suplícios.

 

Está correto o que se afirma em

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) II e III, somente.

Gabarito Letra D
 

A respeito das concepções de Foucault sobre as práticas de poder, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A sociedade civil tornou-se alvo de intervenção governamental permanente, que tem como objetivo restringir as liberdades e massificar as individualidades.

Errado! O objetivo das intervenções não é restringir as liberdades, e sim, usar delas a seu favor. Veja:

“A sociedade civil constitui-se como alvo de uma intervenção governamental permanente, não para restringir, no plano prático, as liberdades formalmente concedidas, mas para produzir, multiplicar e garantir essas liberdades de que o sistema liberal necessita, ou seja, para efetuar uma arte de governar.” (LEMOS e cols, 2015)

 

II. O movimento de higienização da cidade, da população e dos corpos tem, como pretexto, a noção de defesa da sociedade.

Certo. 

“O que o dispositivo de segurança gere, por meio de uma racionalidade ambientalista, é o meio e o que circula e ocorre nele. Além dessa perspectiva comportamental, o movimento de higienização da cidade, da população e dos corpos individuais igualmente opera pela seguridade e em uma economia política do controle justificada pela noção de defesa da sociedade (Foucault, 2008). O dispositivo de segurança, assim, constitui-se como uma rede de relações constituída por elementos heterogêneos cuja formação atende à função de responder a uma urgência: a passagem da norma ao risco. O dispositivo, assim, tem uma função estratégica.” (LEMOS e cols, 2015)

 

III. O racismo biológico surgiu por meio de uma nova arte de governo que marcou a modernidade, distinta das práticas das sociedades tradicionais, que demonstravam sua força na exibição dos suplícios.

Certo. 

“Através do racismo biológico, a morte de uma raça inferior, degenerada ou anormal deveria ceder lugar para outra mais sadia e pura. Para tanto, operou-se a distinção e a hierarquização de raças numa dada população, cuja vida passou a ser mantida sob controle.

Portanto, a questão central veio a ser: como “deixar morrer” aquilo que não serve à vida? (Foucault, 1999).

O racismo foi assim inteiramente pertinente a uma nova arte de governo que marcou a modernidade, distinta das práticas das sociedades tradicionais e soberanas que demonstravam sua força na exibição dos suplícios, ou seja, não em deixar e sim “fazer morrer”.” (BRANDÃO, 2008)

 

Podemos perceber que estão corretos os itens II e III.

 

Gabarito Letra D.

 

Referência

BRANDÃO, Eduardo Ponte. NEM ÉDIPO, NEM BARBÁRIE; uma contribuição genealógica ao debate psicanalítico sobre aliança e sexualidade na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Psicologia, 2008.

LEMOS, Flávia Cristina Silveira, et al. Governamentalidades neoliberais e dispositivos de segurança. Belo Horizonte: Psicologia e sociedade, vol. 27, n° 02, 2015.

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