Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A respeito dos estudos atuais sobre a instituição casamento, assinale a afirmativa correta.

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) As pessoas querem se casar pelo menos uma vez, em função das pressões sociais, apesar do alto índice de divórcios,

Gabarito Letra A

A respeito dos estudos atuais sobre a instituição casamento, assinale a afirmativa correta.
a)  As pessoas querem se casar pelo menos uma vez, em função das pressões sociais, apesar do alto índice de divórcios,
Certo! Por pressões sociais ou simplesmente por tradição, as pessoas em sua maioria querem se casar pelo menos uma vez.

“Os dados de registro civil do Censo de 2000 (IBGE, 2003) mostram uma importante diminuição do número de casamentos e um aumento significativo do número de divórcios. Jablonski (2001) observa que o aumento significativo no número de divórcios pode denunciar uma insatisfação com o casamento, ou, ao menos, denuncia que o mesmo vem passando por momentos desafiadores; entretanto, chama a atenção para o fato intrigante de que, mesmo diante desse quadro, as pessoas, em sua maioria, pretendem ou desejam se casar ao menos uma vez. Rocha-Coutinho (2000) encontrou os mesmos resultados em sua pesquisa acerca das identidades masculinas e femininas na contemporaneidade. A maioria dos homens e mulheres de seu estudo afirmou o desejo de encontrar, em algum momento da vida, uma parceria para constituir uma família. Os dados e as pesquisas nos levam a crer que estamos diante de um quadro paradoxal: as pessoas querem construir relacionamentos duradouros ao mesmo tempo que não querem - ou não conseguem.”

 

b)  A pressão social para a realização do casamento é igualmente forte tanto para o homem quanto para a mulher.

Errado. Apesar de já termos evoluído muito nesse sentido, a pressão social sobre uma mulher em relação ao casamento ainda é muito mais forte que sobre o homem.


c)  A religião ainda é um importante fator para evitar separações.
Errado. A religião está deixando de ser uma força influenciadora das disposições morais e cognitivas das pessoas, e, em geral, não é mais um fator determinante para evitar as separações. Obviamente, ainda há pessoas que não se divorciam por causa da religião, mas atualmente essa não é mais a regra.

 

d)  Os filhos não são um fator que pese na decisão de evitar separações.
Errado. A separação se torna muito mais delicada em relações com filhos que sem eles. Diversos fatores são considerados em um divórcio com filhos, financeiros, jurídicos, emocionais, e por isso há um grande peso na decisão.

 

e)  A mulher adquiriu um estado similar ao do homem,no que diz respeito à liberdade e à emancipação sexual.

Errado. Ainda estamos longe de conquistar um status igual entre homens e mulheres em relação a liberdade sexual.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

Perlin, Giovana, & Diniz, Gláucia. (2005). Casais que trabalham e são felizes: mito ou realidade?. Psicologia Clínica17(2), 15-29. https://doi.org/10.1590/S0103-56652005000200002

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *