A separação conjugal, muitas vezes, é um processo desgastante, que traz para o casal e para seus filhos sofrimento emocional decorrente dos conflitos conjugais que levaram à separação. A mediação familiar tem se mostrado um método que traz benefícios às partes. Neste contexto, o psicólogo deverá considerar em sua prática:
I. A mediação permite que as partes envolvidas possam pensar por si mesmas para chegarem a um acordo, assumindo suas vidas e decisões, comprometendo-se a cumprir o que foi acordado.
II. A mediação pode ser utilizada em todos os casos de separação conjugal.
III. Nos casos de separação conjugal, a mediação sempre será realizada com o casal, não podendo ser ampliada ao grupo familiar.
IV. Um dos objetivos da mediação familiar, na separação conjugal, é levar as partes à reflexão sobre a situação dos filhos em comum, buscando a solução que seja menos prejudicial ao bem-estar deles.
V. A atuação do psicólogo na mediação familiar visa tão somente avaliação psicológica das partes e à produção de relatório que auxilie o profissional do direito na condução da mediação do conflito.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I, II e III.
- B) III e V.
- C) II e IV.
- D) IV e V.
- E) I e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I e IV.
Análise dos itens:
I. A mediação permite que as partes envolvidas possam pensar por si mesmas para chegarem a um acordo, assumindo suas vidas e decisões, comprometendo-se a cumprir o que foi acordado. CORRETO.
II. A mediação pode ser utilizada em todos os casos de separação conjugal.
INCORRETO. Em alguns casos de separação conjugal a mediação pode não ser a melhor opção de resolução do conflito. Por exemplo, nos casos envolvendo violência doméstica.
III. Nos casos de separação conjugal, a mediação sempre será realizada com o casal, não podendo ser ampliada ao grupo familiar.
INCORRETO. A mediação poderá ser ampliada ao grupo familiar caso haja necessidade de tal medida, mesmo nos casos de separação conjugal.
IV. Um dos objetivos da mediação familiar, na separação conjugal, é levar as partes à reflexão sobre a situação dos filhos em comum, buscando a solução que seja menos prejudicial ao bem-estar deles. CORRETO.
INCORRETO. A atuação do psicólogo na mediação familiar não se restringe a estas atividades. Assume o papel de um facilitador, buscando auxiliar os envolvidos em determinado conflito, na construção, reflexão e execução de meios para transformá-lo.
Portanto, está correto o que se afirma em I e IV.
Fonte: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/documentos/cam/Composi%C3%A7%C3%A3o%20Extrajudicial%20de%20Conflitos.pdf
Deixe um comentário