A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que a criança é programada para odiar um de seus genitores. A respeito dos aspectos psicológicos ligados a essa síndrome, considere as afirmativas abaixo.
I – A criança vive um conflito de lealdade exclusiva frente aos seus genitores.
II – Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade.
III – A criança sofre as conseqüências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro.
IV – O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o seqüestrado se identifica com o seqüestrador.
Estão corretas as afirmações
- A) I e II, apenas.
- B) I e III, apenas.
- C) II e III, apenas.
- D) I, II e III, apenas.
- E) I, II, III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) I, II, III e IV.
Base teórica para a análise da questão
Acompanhe a colocação de Magalhães (2017, p.03), sobre Alienação Parental, atentando-se especialmente para os grifos em azul:
“O médico psiquiatra, Richard Gardner (1991; 1999), que atuou como perito forense e professor da Universidade de Columbia (EUA), definiu uma patologia psíquica, denominada Síndrome da Alienação Parental (SAP), que acometeria crianças em situação de divórcio com disputa de guarda. O autor considera que a SAP manifesta-se por meio de uma campanha difamatória injustificada por parte da criança contra um dos genitores e é resultado de uma programação ou lavagem cerebral feita por um dos pais ao filho (s) para que este rejeite o outro genitor.”
Análise das alternativas
Correta. Segundo Magalhães (2017, pp.22-23):
“Haveria uma espécie de colaboração, muitas vezes inconsciente, por parte da própria criança, que vivencia um conflito de lealdade com ambos os pais, colocando-se a favor do genitor alienante e tomando para si o seu discurso. Para isso, a criança ou adolescente constrói uma aliança com o genitor alienador, na maioria das vezes, o guardião.”
Correta. Conforme Magalhães (2017):
“A dificuldade em separar as dimensões de conjugalidade e parentalidade costuma ser acentuada com a separação conjugal. [...] Com o fim do relacionamento amoroso, os desacordos podem ser acentuados e, muitas vezes, os conflitos relativos à conjugalidade se sobrepõem às questões relativas à parentalidade.”
Correta. Corroborando a colocação Magalhães (2017, p.83) menciona:
“Nos casos moderados de alienação parental, existiria uma campanha de depreciação unida a um desejo significativo de vingança. Para isso, as mães criariam desculpas para obstruir a visitação dos filhos.”
Correta. Magalhães (2017) explica como Síndrome de Estocolmo estaria relacionada a Síndrome da Alienação Parental, da seguinte forma:
“Haveria, nestes casos, o sequestro, por parte do genitor que detém a guarda, do pensamento, da percepção e do sentimento dos filhos em relação ao genitor não-residente. Os autores comparam o que ocorre com os filhos à Síndrome de Estocolmo, situação na qual uma pessoa submetida a tempo prolongado de intimidação desenvolve simpatia e amizade pelo seu agressor.” Magalhães (2017, p.22).
Considerando a análise das proposições apresentadas, conclui-se que dos itens acima mencionados estão corretos I, II, III e IV, portanto, LETRA “E”.
________________
Fonte consultada:
Magalhães, A. S. (2017). Alienação parental: conflito, violência e guarda compartilhada. Disponível em https://x.gd/p8LQY
Deixe um comentário