A Síndrome de Alienação Parental tem sido tema recorrente em disputa de guarda de filhos em processos de separação e divórcio. Essa síndrome foi descrita por Gardner, psiquiatra norte-americano, como
- A) o processo que consiste em fazer uma criança esquecer-se de um de seus genitores.
- B) o recurso utilizado pelos pais de uma criança para que ela passe a odiar seus avós maternos ou paternos.
- C) o meio pelo qual um adulto passe a odiar seus filhos, abrindo mão de sua guarda.
- D) o processo que consiste em “programar” uma criança para que odeie um de seus genitores, sem justificativa.
- E) o processo que consiste em manipular um dos genitores para que ele escolha ficar com apenas um filho.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) o processo que consiste em “programar” uma criança para que odeie um de seus genitores, sem justificativa.
Segundo Gardner, citado por Bhona e Lourenço:
a Síndrome de Alienação Parental é um transtorno infantil que emerge quase que exclusivamente no contexto de disputa de guarda. Sua manifestação primária é a campanha da criança direcionada contra o genitor para denegri-lo, campanha esta sem justificativa. Isso resulta da combinação da “programação” (lavagem cerebral) realizada pelo outro genitor e da própria contribuição da criança na desqualificação do pai alienado.
Com base no trecho acima, podemos dizer que está correto o que se afirma na ALTERNATIVA D.
Erros das demais alternativas:
a) o processo que consiste em fazer uma criança esquecer-se de um de seus genitores.(a criança passa a odiar um de seus genitores).
b) o recurso utilizado pelos pais de uma criança para que ela passe a odiar seus avós maternos ou paternos. (não passa a odiar seus avós, mas seu pai ou mãe).
c) o meio pelo qual um adulto passe a odiar seus filhos, abrindo mão de sua guarda. (não é o adulto que passa a odiar seus filhos, mas o filho que passa a odiar o pai ou a mãe).
e) o processo que consiste em manipular um dos genitores para que ele escolha ficar com apenas um filho. (trata-se da manipulação do filho, não dos genitores).
Fonte: DE CASTRO BHONA, Fernanda Monteiro; LOURENÇO, Lélio Moura. SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL (SAP): UMA DISCUSSÃO CRÍTICA DO PONTO DE VISTA DA PSICOLOGIA.
Deixe um comentário