Acreditar na criança, oferecer proteção e oficializar a denúncia correspondem a fatores essenciais no combate à violência intrafamiliar, quando inclui violência sexual contra meninas, considerando-se que, segundo estatísticas e literatura específica, na maioria dos casos conhecidos no Brasil, o agressor é o
- A) vizinho ou o amigo da família.
- B) tio materno ou o paterno.
- C) irmão mais velho ou o amigo deste.
- D) irmão mais novo ou o amigo deste.
- E) pai ou o padrasto da vítima.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) pai ou o padrasto da vítima.
Segundo estatísticas, em 90% dos casos conhecidos de violência sexual contra meninas no Brasil, o agressor é o pai ou o padrasto da vítima (Dados do UNICEF colhidos de estudo "Situação mundial da infância 2000"). Essa é uma constatação observada em instituições públicas e ONGs responsáveis por alguma forma de atendimento a crianças e adolescentes do país. Acreditar na criança, oferecer proteção e oficializar a denúncia correspondem a fatores essenciais no combate a esse tipo de violência.
Com base na literatura específica, podemos dizer que na maioria dos casos conhecidos no Brasil de violência sexual contra meninas, o agressor é o pai ou o padrasto da vítima.
O restante das alternativas apresenta outros tipos de agressores que, segundo dados da literatura, não são considerados os principais autores da violência sexual contra meninas.
Fonte: FERRARI, Dalka CA; VECINA, Tereza Cristina Cruz. O fim do silêncio na violência familiar: teoria e prática. Editora Agora, 2002.
Deixe um comentário