Afinidade e afetividade são elementos considerados fundamentais para que seja assegurado o direito à convivência familiar de modo pleno, não bastando apenas a presença de laço de sangue. Tal afirmação remete ao conceito, na atualidade, de família
- A) funcional ou extensa.
- B) extensa ou ampliada.
- C) disfuncional ou ampliada.
- D) biológica ou verdadeira.
- E) resiliente ou enlutada.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) extensa ou ampliada.
Segundo Parágrafo Único da Lei 12.010/09, que regulamentou a adoção:
Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A expressão "extensa" está certa, porém "funcional" não é o termo apropriado para a descrição apresentada pelo enunciado.
b) Correta. Conforme definição da Lei 12.010/09, podemos dizer que a expressão adequada é família extensa ou ampliada. Logo, esta alternativa será nossa resposta.
c) Incorreta. O termo "ampliada" está certo, porém "disfuncional" não. Podemos descartar essa alternativa considerando apenas a definição do enunciado, que não se aproxima do significado de disfuncionalidade.
d) Incorreta. A família biológica ou verdadeira não é a denominação correta para a descrição do enunciado e nem para designar a família de origem. Esta é chamada de família natural. O ECA a define como sendo a comunidade formada pelos pais, ou qualquer deles e seus descendentes.
e) Incorreta. As expressões "resiliente" ou "enlutada" não são apropriadas para o contexto em questão. Nem no ECA, nem na lei da adoção são mencionados esses tipos de família.
Fonte:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8069.htm
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l12010.htm
Deixe um comentário