Continua após a publicidade..
Anita e Mário saíam todo dia para trabalhar e no caminho deixavam os filhos na escola. Na hora do almoço, Anita buscava as crianças e as levava para seu trabalho. No final da tarde, Mário buscava todos e voltavam juntos para casa. Parecia uma rotina comum de um casal que luta para ganhar a vida e educar os filhos. Só que Mário era extremamente ciumento e possessivo e, por exemplo, se chegasse no trabalho de Anita e não a encontrasse imediatamente, a espancava quando chegava em casa. Mais tarde, pedia desculpas e a procurava para fazer amor. Anita, magoada, se recusava. Mário, muitas vezes, a amarrava na cama e a obrigava a satisfazê-lo sexualmente. Nos fins de semana, Mário trancava Anita e as crianças em casa e levava a chave para ter certeza que ela não fugiria ou se queixaria com os vizinhos. Mário voltava bêbado e, na maioria das vezes, batia muito em Anita. Em um desses episódios, quebrou o braço e uma costela dela.
Considerando o caso hipotético acima apresentado, assinale a opção incorreta.
- A) Caso Anita dê entrada em um pronto socorro e forneça explicação para seus ferimentos, as pessoas envolvidas no seu atendimento — atendente, médico e (ou) assistente social — devem evitar a abordagem do assunto, protegendo-a de maiores constrangimentos.
- B) Seria aconselhável que a família e os amigos de trabalho, ou seja, a rede social de Anita, conseguissem ajudá-la a sair de casa com os filhos, montando um esquema de proteção que impedisse o acesso de Mário, com novo endereço e transferência para uma outra repartição de trabalho.
- C) Anita, ao procurar ajuda de médicos, assistentes sociais, advogados e (ou) psicólogos para recuperar-se e construir estratégias de menor risco para lidar com Mário e sua reação, pode vir a tornar-se incomunicável.
- D) Se Anita vier a ser atendida por psicólogo e (ou) assistente social, estes devem orientá-la a falar também com um advogado, a fim de que ela se informe de seus direitos e dos procedimentos legais, de modo a poder melhor embasar suas decisões, caso considere estratégias para proteger a si mesma e a seus filhos e para sair do ciclo de violência e vitimização.
- E) As pessoas da rede social de apoio a Anita, além de cuidarem para não fazer cobranças, devem procurar reconhecer e compartilhar sua realidade e seu processo de vitimização.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A alternativa correta é letra A) Caso Anita dê entrada em um pronto socorro e forneça explicação para seus ferimentos, as pessoas envolvidas no seu atendimento — atendente, médico e (ou) assistente social — devem evitar a abordagem do assunto, protegendo-a de maiores constrangimentos.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário