Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Antes do Supremo Tribunal Federal, no Brasil, em 2011, reconhecer a união estável para casais do mesmo sexo, apenas um membro do par adotava legalmente uma criança, de acordo com a definição de família

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) monoparental.

Para Brauner, dentre as diversas manifestações de vida familiar, a família monoparental caracteriza-se por:

[...] ser constituída por apenas um dos pais e seu(s) filho(s). Normalmente as famílias monoparentais envolvem a relação pós-separação, divórcio ou viuvez, quando um dos genitores exerce isoladamente a guarda e criação do filho, ou também, referem-se à relação de maternidade celibatária (voluntária ou involuntária), podendo ser uma filiação biológica ou afetiva (no caso de adoção).

O artigo 42 § 2º do ECA estabelece como requisito para a adoção conjunta que os candidatos sejam unidos pelo matrimônio ou vivam em união estável, comprovada a estabilidade da família. A união homoafetiva foi equiparada à união estável para todos os efeitos. Assim, qualquer impedimento legal que se vislumbre, já não cabe dentro do ordenamento jurídico brasileiro.

 


Análise das alternativas:

 

a) Correta. Antes do STF reconhecer a união estável para casais homoafetivos, constava apenas o nome de um dos membros do casal na certidão de nascimento da criança adotada. Essa modalidade de adoção seguia os moldes de uma família monoparental. 

 

b) Incorreta. A terapia familiar estruturada utiliza a expressão família aglutinada, cujas fronteiras são muito difusas, fracas e de fácil travessia. Tal situação resulta num funcionamento inadequado das tarefas a serem executadas pelos subsistemas.

 

c) Incorreta. É também da abordagem familiar o termo parentificação, processo no qual ocorre a inversão de papéis dentro da família. As crianças assumem tantas responsabilidades de adultos, ou tentam suprir tantas necessidades emocionais de seus pais, que os papéis de genitor e filho se invertem.

 

d) Incorreta. Não foi encontrado na literatura a expressão "família unidirecional".

 

e) Incorreta. A família unitária é constituída por uma pessoa que vive sozinha, independentemente da existência de relação conjugal sem co-habitação ou da riqueza de outras relações familiares ou extra-familiares. Também designada família de indivíduo só.

 


Fonte: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/36409/000818166.pdf?...1

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *