Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

As consequências da violência doméstica contra a criança podem assumir várias formas, tanto em quantidade quanto em intensidade, embora seja difícil determinar precisamente o impacto produzido sobre ela. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) o afastamento da criança do lar doméstico elimina o prejuízo emocional decorrente da violência;

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. A violência praticada contra a criança por parente próximo, principalmente nos casos de abuso sexual,  costuma ser mantida em sigilo pela família pelo alto grau de reprovação social. Além disso, recai sobre a vítima uma forte carga de culpabilização. 

 

b) Incorreta. As vítimas devem receber ajuda profissional nesses casos, a fim de garantir seus direitos e minimizar os traumas oriundos da violência.

 

c) Incorreta. Algumas intervenções objetivam identificar o apoio familiar e/ou da rede de relacionamento da vítima frente ao ocorrido, pois tende a minimizar os efeitos da violência. 

 

d) Correta. O afastamento da criança do lar doméstico, diferente do que se afirma, representa mais um tipo de violência contra ela, podendo despertar sentimento de culpa, entre outros. Constatamos que esta é a única opção errada, por isso, será nossa resposta.

 

e) Incorreta. A elevada autoestima pode ser um fator de proteção nos casos de violência doméstica, porém episódios frequentes de violência tende a provocar a baixa autoestima nas vítimas.

 


Fonte:

 

https://www.tjms.jus.br/_estaticos_/infanciaejuventude/cartilhas/cartilhaVitimasViolenciaManualProcedimentosBrasiliaDF.pdf

 

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=89

 

http://www.unicef.org/brazil/pt/Cap_01.pdf

 

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_19.pdf

 

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/arquivos/crianca/Adolescente.pdf

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *