“As primeiras referências à utilização do discurso “psi” na sociedade brasileira datam das primeiras décadas do século XX, pouco após a criação do Juízo de Menores, em 1923, e da promulgação do Código de menores de 1927. (…) É digno de nota que (…) estivesse representada a nata da sociedade brasileira (…), por seu intermédio a sociedade foi apresentada às teorias mais avançadas da época.” (SANTOS, E. P. S. Desconstruindo a menoridade: a psicologia e a produção da categoria menor. In BRANDÃO, E. et GONÇALVES, H. S. Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU, 2011).
Naquele contexto social, a psicanálise foi valorizada como um saber:
- A) importante pela valorização da singularidade e reconhecimento da diferença humana;
- B) útil para os programas de eugenia e para o controle e transformação dos indivíduos;
- C) valioso pela descoberta do inconsciente e de suas repercussões na personalidade;
- D) imprescindível para compreensão do processo de desenvolvimento psicossexual infantil;
- E) fundamental para entendimento dos processos oníricos como manifestação dos desejos.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) útil para os programas de eugenia e para o controle e transformação dos indivíduos;
Silvia Nunes (1988), em estudo sobre o tema, considera que a valorização inicial da psicanálise no Brasil se deu principalmente pela possibilidade de ser utilizada na "pedagogia e num projeto de melhoramento das crianças e do povo de um modo geral", ou seja, de forma que pudesse se "tornar um instrumento útil para os programas de eugenia". Essa linha de trabalho, muito mais do que uma "utilização terapêutica pura e simples", motivou o interesse dos psiquiatras pelas teorias de Freud.
Conforme trecho acima, a psicanálise, no contexto social exposto pelo enunciado, foi valorizada como um saber útil para os programas de eugenia e para o controle e transformação dos indivíduos. Eugenia é a ciência que se ocupa com o estudo e cultivo de condições que tendem a melhorar as qualidades físicas e morais de gerações futuras, especialmente pelo controle social dos matrimônios.
As outras alternativas apresentam opções coerentes com a teoria psicanalítica, porém, não se inserem no contexto social apresentado pelo enunciado, que trata do início da psicanálise no Brasil e sua função nesse período.
Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59702000000200007
Deixe um comentário