Autor que se dedicou ao estudo da instituição prisional centrando suas análises não só nos aspectos históricos relativos à sua origem, mas também à sua função social:
- A) Edgard Morin.
- B) Sigmund Freud.
- C) Michel Foucault.
- D) Santo Agostinho.
- E) Zygmunt Bauman.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Michel Foucault.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. Edgar Morin apresentou os sete saberes necessários, que ele chama de inspirações para o educador a uma boa prática educacional. Além disso, discorreu sobre o conceito de pensamento complexo.
b) Incorreta. Essa é fácil de eliminar. Freud, como todos devem saber, foi o precursor da psicanálise. Não centrou seus estudos na instituição prisional.
c) Correta. Michel Foucault questionava os sistemas de exclusão criados pelo Ocidende quando do início da época moderna: o saber médico e psiquiátrico, a sexualidade, as prisões e outras instituições de confinamento (tais como a escola, a fábrica, o quartel) como mudança de estratégia do poder, que visa o disciplinamento e a docilização dos corpos.
d) Incorreta. Santo Agostinho analisava a vida levando em consideração a psicologia e o conhecimento da natureza. Porém, o conhecimento e as ideias eram de origem divina. Suas obras influenciaram muito o pensamento teológico da Igreja Católica na Idade Média.
e) Incorreta. Zygmunt Bauman discorreu sobre a liquidez nas relações humanas atuais, afirmando que elas se misturam e se condensam com laços momentâneos, frágeis e volúveis. Num mundo cada vez mais dinâmico, fluido e veloz. Seja real ou virtual.
Deixe um comentário