Com relação à alienação parental, julgue o item subsequente.
Os critérios de diferenciação entre abuso ou descuido e a síndrome de alienação parental englobam as recordações dos filhos; a lucidez do genitor; situações patológicas da vítima; características pessoais das vítimas do abuso; e a análise do momento do abuso.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
ITEM ERRADO
O item está redigido de forma confusa, mas se fizermos uma leitura atenta conseguimos entender qual é sua ideia central.
Afirma-se que os critérios de diferenciação entre abuso (infantil) e síndrome de alienação parental englobam:
- recordações dos filhos;
- lucidez do genitor;
- situações patológicas da vítima;
- características pessoais das vítimas do abuso;
- análise do momento do abuso.
A questão se refere às alegações de abuso sexual infantil que podem surgir por parte de um dos cônjuges quando se trata de separação conjugal ou disputa de guarda, por exemplo. É um tema presente na área de psicologia jurídica. O profissional envolvido deve ser capaz de diferenciar entre um abuso ocorrido de fato e uma síndrome de alienação parental, na qual a imagem de um dos genitores é denegrida pelo outro genitor por meio de alegações falsas de abuso sexual.
Alguns dos critérios apresentados pelo item não fazem sentido. Quanto a situação patológica, por exemplo, deve-se analisar a situação do genitor que alega o abuso e do genitor que está sendo acusado. Quantos às características pessoais, também é mais adequada uma análise dos genitores, não da vítima do abuso. Assim, será possível obter dados sobre qual é mais provável de ter ocorrido: abuso ou síndrome de alienação parental.
Portanto, podemos considerar a afirmação incorreta.
Deixe um comentário