Continua após a publicidade..
Considerando a atuação emergente do psicólogo jurídico e as novas modalidades de família, estratégias diagnósticas, atendimento e acompanhamento, assinale a opção correta.
- A) Quando os casais entram em processo de separação e litígio, ocorre uma desvinculação dos conceitos de competência parental e competência conjugal na imagem que cada um tem do outro. Essa ocorrência predispõe essas pessoas a manterem o ressentimento, um em relação ao outro, e a terem dificuldades de redefinir suas identidades e estilos de vida.
- B) Na literatura e no contexto jurídico, famílias binucleares são definidas como aquelas cujo casal reúne, sob um mesmo teto, filhos de relacionamentos anteriores.
- C) Apesar da desejabilidade do atendimento maciço à demanda de famílias em processo de separação, a modalidade de atendimento em grupos multifamiliares é desaconselhada, tendo em vista as sérias dificuldades práticas que têm mostrado, que acabam por favorecer o processo de atenção individualizada de cada família.
- D) A visão do técnico, construída e instrumentalizada pela sua especialidade, e a qualidade de sua formação, como perito, justificam a preferência dos magistrados por sua recomendação sobre o parceiro em melhores condições de manter a guarda dos filhos. A maioria dos casos independe da vontade dos membros da família, pois as partes que entram nesse tipo de processo estão quase sempre equivocadas quanto a sua própria competência.
- E) A teoria sistêmica permite compreender como cada parte do sistema judicial — juízes, promotores, advogados, psicólogos e outros membros das equipes multiprofissionais — pode atuar tanto no sentido de manutenção do litígio, quanto no sentido de priorizar o bem-estar do menor e dos familiares em uma atitude colaborativa.
Continua após a publicidade..
Resposta:
A resposta correta é:
Letra E) A teoria sistêmica permite compreender como cada parte do sistema judicial — juízes, promotores, advogados, psicólogos e outros membros das equipes multiprofissionais — pode atuar tanto no sentido de manutenção do litígio, quanto no sentido de priorizar o bem-estar do menor e dos familiares em uma atitude colaborativa.
A teoria sistêmica é uma abordagem que considera o indivíduo como parte de um sistema mais amplo, sendo que o comportamento de cada membro do sistema influencia os demais. No contexto jurídico, ela permite entender como as diferentes partes envolvidas no processo de separação e litígio podem agir de forma colaborativa para garantir o bem-estar da criança e dos familiares.
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário