Considerando as definições correntes sobre simulação e dissimulação em testemunhos, defendidas por Rovinski (in: Cunha, 2002), está INCORRETO afirmar que
- A) sujeitos simuladores tendem a dar respostas com tom de dramaticidade ou de aparente normalidade, quando analisadas a partir do Rorschach.
- B) o conceito de dissimulação se refere apenas à tentativa de ilustrar sintomas que não existem no presente momento da vida da pessoa.
- C) uma das formas de detectar a presença de simulação ou dissimulação é a análise entre os níveis de concordância verbal e não-verbal durante a entrevista.
- D) a simulação pode estar presente em relatos de pessoas que apresentam conduta excessivamente cautelosa e premeditada.
- E) um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a presença de simulação é o MMPI.
Resposta:
A resposta correta desta questão é letra B) o conceito de dissimulação se refere apenas à tentativa de ilustrar sintomas que não existem no presente momento da vida da pessoa.
De acordo com as definições de Rovinski (in: Cunha, 2002), sujeitos simuladores tendem a dar respostas com tom de dramaticidade ou de aparente normalidade no teste de Rorschach (afirmação A). A análise entre os níveis de concordância verbal e não-verbal durante a entrevista pode ser uma forma de detectar a presença de simulação ou dissimulação (afirmação C). A simulação também pode estar presente em relatos de pessoas que apresentam conduta excessivamente cautelosa e premeditada (afirmação D). Além disso, o MMPI é um dos instrumentos mais utilizados para avaliar a presença de simulação (afirmação E).
Portanto, a única afirmação incorreta é a B, pois o conceito de dissimulação não se refere apenas à tentativa de ilustrar sintomas que não existem no presente momento da vida da pessoa.
Deixe um comentário