Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Considere as seguintes afirmações sobre avaliação para definição de guarda:

I. Nas disputas de guarda, as entrevistas com terceiros têm como objetivo coletar informações de diferentes fontes e, em alguns casos, confrontá-las.

II. Um dos principais objetivos da utilização de testes é avaliar aspectos de personalidade dos genitores.

III. Existe um modelo padrão para a avaliação psicológica de famílias em disputa de guarda.

IV. Um dos aspectos centrais para a avaliação das disputas de guarda é a flexibilidade dos genitores quanto ao contato do filho com o ex-cônjuge, uma vez que este é um fator fundamental para que a criança mantenha vínculos com o genitor não-guardião.

Quais afirmativas estão corretas?

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C) Apenas I, II e IV

   


 

Base teórica para análise da questão

 

As proposições trazidas por esta questão têm por base as contribuições de Lago (2008). Tendo por fundamento a literatura destacada, vamos à análise dos itens apresentados.

 
 

Análise das alternativas

 

CORRETA. A informação é compatível com o que menciona Lago (2008, p.17) leiamos:

“A avaliação forense não deve ficar restrita ao discurso do periciado, e sim buscar outras fontes de informação relevantes. Assim, é importante atentar a respostas socialmente desejáveis e à possível omissão de práticas educativas consideradas inapropriadas pela sociedade. Tais informações podem ser confrontadas através de entrevistas com terceiros e observações da relação pais-filhos.”

 

CORRETA. Corroborando a colocação Lago (2008, p.43), pontua:

Uma análise sobre o objetivo do uso de testes e sobre os testes em si que são mais comumente utilizados permite concluir que se buscam principalmente aspectos de personalidade dos pais. Os vínculos da criança com seus genitores não parecem ser avaliados por testagens, mas sim através de entrevistas e observações clínicas.”

   

INCORRETA. Corrigindo: a informação trazida pela alternativa diverge do que preconiza Lago (2008, pp.41-42), confira:

“É sabido que uma avaliação psicológica que envolva famílias em disputa judicial é um processo que exige individualização, sendo difícil estabelecer um padrão único de modelo de avaliação.”

 

 

CORRETA. Segundo Lago (2008, p.43):

“...a flexibilidade dos genitores em relação ao contato do filho com o ex-cônjuge, fator muito importante para que a criança mantenha vínculos com o genitor não-guardião”

 
 

Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que estão corretas apenas I, II e IV, portanto, LETRA “C”.

 

 

________________

Fonte consultada:

 

Lago, V. M. (2008). As práticas em avaliação psicológica nos casos de disputa de guarda de filhos no Brasil (Dissertação de mestrado em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil). Recuperado em https://bit.ly/3qTswJF

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *