Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Costa (2012) afirma a importância do relatório psicossocial, não apenas para auxiliar o juiz, mas também porque deve devolver a humanidade aos sujeitos dependentes das decisões judiciais. Dessa forma, a Justiça se constituirá na criação de condições para

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) que o adolescente recupere sua perspectiva de um ser em formação.

Costa (2012) explica que:

O relatório sobre o adolescente que está cumprindo medida socieducativa precisa estabelecer o sentido para a aplicação da medida. Esse documento deve resgatar o sentido de que está sendo construída uma nova oportunidade para este sujeito ter seus direitos restabelecidos e de que sua passagem pelo judiciário pode ser o momento desse resgate. Nesse ponto, a Justiça se constitui no contexto que vai criar as condições para que o adolescente recupere sua perspectiva de um ser em formação. 


Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. As medidas socioeducativas não englobam só a internação. Podem ser advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, inserção em regime de semiliberdade e, em último caso, internação em estabelecimento educacional.

 

b) Incorreta. A Justiça não se constituirá na criação de condições para o arrependimento do jovem, mas na criação de condições para que o adolescente recupere sua perspectiva de um ser em formação.

 

c) Incorreta. No texto mencionado, não se fala na reestruturação da personalidade, mas no desenvolvimento desta, pois o adolescente ainda é um ser em formação. É seu direito receber proteção para poder desenvolver-se e alcançar maturidade. 

 

d) Correta. Com base no trecho exposto, constatamos que a Justiça se constituirá na criação de condições para que o adolescente recupere sua perspectiva de um ser em formação. Logo, esta será nossa resposta.

 

e) Incorreta. A aplicação de medidas socioeducativas ocorre quando atos infracionais são cometidos por adolescentes. Por parte da justiça, não se fala em punição socioeducativa anterior ao ato infracional.

 


Fonte: http://www.scielo.br/pdf/pe/v16n3/v16n3a05

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *