De acordo com Araújo (2004), na vida das vítimas, as consequências do crime do abuso sexual podem surgir de formas diferentes, dependendo do número de agressões sofridas, do período de tais violências e do tipo de indução ao ato. A reação dos adultos e/ou familiares a essa situação também pode ser significativa. Nesse sentido, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) É preciso acolher o sujeito.
( ) É necessário não intensificar o seu sofrimento.
( ) É importante acreditar na capacidade dessa criança ou adolescente de ter menos sequelas emocionais.
( ) É preciso oferecer apoio ao sujeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
- A) V – V – V – V.
- B) F – V – F – F.
- C) V – F – V – F.
- D) F – F – V – V.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) V – V – V – V.
TODOS OS ITENS DA QUESTÃO ESTÃO CORRETOS.
Em vista disso, vou citar um trecho do livro de Habigzang e Koller (2009) para acrescentar conteúdo ao que já foi apresentado. Os autores estudaram a consequência da violência sexual sofrida por crianças e adolescentes e sugerem o uso da terapia cognitivo-comportamental para o tratamento desses casos. Veja o porquê:
Uma das razões pela quais a TCC é potencialmente benéfica nesses casos é por incorporar no tratamento estratégias que têm como alvo sintomas específicos. As intervenções têm como alvo, principalmente, sintomas de TEPT [...]. A ansiedade e esquiva são trabalhadas com exposição gradual e dessensibilização sistemática, inoculação de estresse, treino de relaxamento e interrupção e substituição de pensamentos perturbadores por outros que recuperem o controle das emoções.
Fonte: HABIGZANG, Luísa F.; KOLLER, Silvia H. Violência contra crianças e adolescentes: teoria, pesquisa e prática. Artmed Editora, 2009.
Deixe um comentário