De acordo com as normas estabelecidas por meio da lei 10.2016/01, assinale a alternativa correta.
- A) Internação compulsória é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
- B) O término da internação voluntária dar-se-á exclusivamente por determinação do médico assistente.
- C) A internação voluntária poderá ser autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM fora do Estado onde se localiza o estabelecimento.
- D) A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
- E) Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal e sem a devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
Análise das alternativas:
ATENÇÃO: o número correto da LEI é 10.216/2001; a BANCA cometeu um erro na numeração da Lei.
a) Internação compulsória é aquela que se dá sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiro.
INCORRETA. A principal característica da internação compulsória é a necessidade de determinação judicial. A descrição da alternativa refere-se à internação involuntária.
Art. 6. A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
Parágrafo único. São considerados os seguintes tipos de internação psiquiátrica:
(...)
III - internação compulsória: aquela determinada pela Justiça.
b) O término da internação voluntária dar-se-á exclusivamente por determinação do médico assistente.
INCORRETA. O término da internação voluntária acontece por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.
Art. 7. A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento.
Parágrafo único. O término da internação voluntária dar-se-á por solicitação escrita do paciente ou por determinação do médico assistente.
c) A internação voluntária poderá ser autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM fora do Estado onde se localiza o estabelecimento.
INCORRETA. A autorização deve ser fornecida por médico do Estado onde se localize o estabelecimento
Art. 8. A internação voluntária ou involuntária somente será autorizada por médico devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina - CRM do Estado onde se localize o estabelecimento.
d) A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
CORRETA. A única coerente com o conteúdo da Lei mencionada.
Art. 9. A internação compulsória é determinada, de acordo com a legislação vigente, pelo juiz competente, que levará em conta as condições de segurança do estabelecimento, quanto à salvaguarda do paciente, dos demais internados e funcionários.
e) Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal e sem a devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.
INCORRETA. Não poderão ser realizadas sem o consentimento do paciente.
Art. 11. Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos não poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal, e sem a devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.
Deixe um comentário