Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Em Abuso Sexual da Criança, Tilman Furniss assinala que o abuso sexual se constitui como problema multidisciplinar, requerendo a cooperação de diferentes profissionais.


O abuso sexual deve ser visto tanto como uma questão dos direitos da criança quanto como problema de saúde, sobretudo, mental. Portanto, na medida em que os efeitos legais do crime e a necessidade de proteção da criança precisam ser integrados aos aspectos psicológicos e de relacionamento da criança e da família, Tilman Furniss propõe a abordagem familiar

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra A) metassistêmica.

Em dissertação sobre atendimento à crianças e adolescentes em situação de abuso sexual, encontramos:

Quanto à modalidade de terapia para a criança que foi abusada, recomenda-se a abordagem familiar metassistêmica, que faz uma clara distinção entre a conceitualização do abuso sexual como sintoma, que é mantido pela disfunção familiar, e a intervenção, que emprega diferentes correntes de terapia. Para os casos de abuso intrafamiliar prolongado, é destacada a importância de serem trabalhados em terapia inicialmente e prioritariamente os sentimentos de abandono e desvalia para depois serem abordadas as questões da sexualidade.


O tratamento da criança que foi abusada sexualmente é de elevado grau de complexidade, por isso, a escolha do tipo de terapia deve considerar a singularidade do caso, optando por aquela que melhor se adapta à criança, à família e à situação. 

 

As outras alternativas apresentam linhas que podem ou não ser eficazes na terapia da criança que sofreu abuso. Conforme dito acima, a eficácia dependerá da adequação da terapia ao caso da criança. Por isso, opta-se pela abordagem familiar metassistêmica, uma modalidade que considera o uso de diferentes correntes e a interdisciplinaridade.

 


 

Fonte: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/1971/1/2006_dis_lmpsilva.pdf

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *