Em janeiro de 2014, um homem que tentou entrar com maconha em um presídio foi absolvido pelo juiz da 4ª Vara de Entorpecentes do Distrito Federal, do Tribunal de Justiça do DF e Territórios. Para embasar sua decisão, o juiz substituto Frederico Ernesto Cardoso Maciel afirmou que falta regulamentação sobre a venda da substância e que considera “incoerente” que o álcool e o tabaco sejam permitidos e vendidos, ao passo que a maconha, que ele afirma ser um entorpecente recreativo, seja proibida.
(Fonte: Jornal O Globo).
Os estudos sobre essa substância psicoativa indicam que
- A) a maconha é estimulante da atividade mental e seu uso prolongado provoca insônia e uma sensação intensa de euforia e poder.
- B) ao uso continuado da maconha é atribuído um prejuízo na capacidade de aprendizagem e memorização e um estado de amotivação.
- C) a ocorrência de delírios ou alucinações é critério de exclusão para o diagnóstico de intoxicação por canabinoides, como a maconha e o haxixe.
- D) a ação depressora da maconha sobre o sistema nervoso central é evidenciada pelo aumento na incidência de condutas suicidas sob o efeito da droga.
- E) a síndrome de abstinência de substâncias canabinoides envolve a ocorrência de tremores, convulsões e alucinações do tipo visual, tátil e sinestésico.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) ao uso continuado da maconha é atribuído um prejuízo na capacidade de aprendizagem e memorização e um estado de amotivação.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. A maconha é uma droga depressora da atividade mental. Seu uso prolongado, além de irritar os pulmões, podendo causar bronquite e diminuir a quantidade de testosterona, interfere na capacidade de aprendizagem e memorização, induzindo a um estado de amotivação. Não provoca sensação intensa de euforia e poder.
b) Correta. Como dito acima, ao uso continuado da maconha é atribuído um prejuízo na capacidade de aprendizagem e memorização e um estado de amotivação, isto é, não sentir vontade de fazer mais nada, pois tudo fica sem graça e sem importância. Esse efeito crônico da maconha é chamado de síndrome amotivacional.
c) Incorreta. Aumentando-se a dose da maconha e dependendo da sensibilidade, os efeitos psíquicos agudos podem chegar até a alterações mais evidentes, com predominância de delírios e alucinações.
d) Incorreta. Não foram encontrados na literatura dados sobre a relação entre aumento de suicídio sob o efeito da maconha. Portanto, podemos eliminá-la.
e) Incorreta. A maconha pode levar algumas pessoas a um estado de dependência, ou seja, elas passam a organizar sua vida de maneira a facilitar seu vício e tudo o mais perde seu real valor. Porém a abstinência da droga não tem o poder de provocar tremores, convulsões e alucinações do tipo visual, tátil e sinestésico.
Fonte: http://www.abead.com.br/informacoes/arquivos/Livreto.pdf
Deixe um comentário