Entre as diversas aplicações da mediação no âmbito familiar, há aquela relacionada à conjugalidade, que pode ser entendida, inclusive, como uma provável estratégia de prevenção de violência. Sobre a mediação referente à conjugalidade, assinale a afirmativa correta.
- A) Evidencia investimento simétrico entre procriação e investimento afetivo dos parceiros no interior dos relacionamentos.
- B) Propicia o conhecimento de que sempre se espera mais dos companheiros, em uma constituição amorosa engendrada no cotidiano dos parceiros.
- C) Requer a clarificação da conjugalidade enquanto relação social pautada em crenças de confiança no espaço de regras e relativo à produção de bens.
- D) É exigido do mediador o conhecimento do que representa a conjugalidade, da qualidade do sentimento amoroso e instrução sobre o conflito presente e como podem negociar.
- E) Demanda do mediador o trabalho de responsabilização dos parceiros na relação, de modo que se impeça a consolidação de condutas vitimizadas e favoreça laço conjugal tradicional.
Resposta:
A alternativa correta é letra D) É exigido do mediador o conhecimento do que representa a conjugalidade, da qualidade do sentimento amoroso e instrução sobre o conflito presente e como podem negociar.
Gabarito: Letra D
Entre as diversas aplicações da mediação no âmbito familiar, há aquela relacionada à conjugalidade, que pode ser entendida, inclusive, como uma provável estratégia de prevenção de violência. Sobre a mediação referente à conjugalidade, assinale a afirmativa correta.
a) Evidencia investimento simétrico entre procriação e investimento afetivo dos parceiros no interior dos relacionamentos.
Errado. São os parceiros que devem decidir a importância de cada fator da relação, não obrigatoriamente sendo simétricos.
b) Propicia o conhecimento de que sempre se espera mais dos companheiros, em uma constituição amorosa engendrada no cotidiano dos parceiros.
Errado. O problema dos casais nem sempre é uma expectativa alta. Pode, inclusive, ser a falta dela.
c) Requer a clarificação da conjugalidade enquanto relação social pautada em crenças de confiança no espaço de regras e relativo à produção de bens.
Errado. A mediação não deve impor um conceito de conjugalidade.
d) É exigido do mediador o conhecimento do que representa a conjugalidade, da qualidade do sentimento amoroso e instrução sobre o conflito presente e como podem negociar.
Certo! O mediador tem esse papel de facilitador, ajudando as partes a entender melhor o conflito, o relacionamento e a si mesmos, buscando uma solução.
e) Demanda do mediador o trabalho de responsabilização dos parceiros na relação, de modo que se impeça a consolidação de condutas vitimizadas e favoreça laço conjugal tradicional.
Errado. O mediador não é quem deve responsabilizar os parceiros e nem deve favorecer um laço tradicionalmente imposto.
Nosso gabarito é Letra D
Deixe um comentário