Frente aos aspectos psicossociais envolvidos nos processos de adoção, é correto afirmar que
- A) esgotadas as possibilidades de manter a criança junto aos pais biológicos ou familiares, há que se iniciar a oitiva da criança, a fim de identificar seu interesse pela adoção ou manutenção na família de origem, uma vez que esta escuta se apresenta como definidora do processo.
- B) recomenda-se intervenção da Defensoria Pública quando esgotadas as possibilidades de manter a criança junto aos pais biológicos ou familiares, uma vez que se faz necessário trabalhar, nesta esfera legal, as relações de confiança e de afeto da criança com os novos pais, guardiões ou tutores.
- C) o desenvolvimento pleno de um bebê adotado só poderá ocorrer se contar com o amor de seus pais adotivos, expresso como uma íntima relação que os estudiosos chamam de cooping.
- D) não se reconhece salutar a ciência do status adotivo pela criança adotada, a fim de que esta possa estabelecer, com maior tranquilidade e empatia, elos de filiação com a família substituta.
- E) a colocação de criança em família substituta não pode preceder trabalho com os vínculos afetivos em relação a sua família natural.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) a colocação de criança em família substituta não pode preceder trabalho com os vínculos afetivos em relação a sua família natural.
Gabarito Letra E
Frente aos aspectos psicossociais envolvidos nos processos de adoção, é correto afirmar que
a) esgotadas as possibilidades de manter a criança junto aos pais biológicos ou familiares, há que se iniciar a oitiva da criança, a fim de identificar seu interesse pela adoção ou manutenção na família de origem, uma vez que esta escuta se apresenta como definidora do processo.
Errado. Por mais que seja fundamental acolher e ouvir a criança, não é ela que define o processo.
b) recomenda-se intervenção da Defensoria Pública quando esgotadas as possibilidades de manter a criança junto aos pais biológicos ou familiares, uma vez que se faz necessário trabalhar, nesta esfera legal, as relações de confiança e de afeto da criança com os novos pais, guardiões ou tutores.
Errado. Não é através da defensoria pública que essas relações devem ser trabalhadas, e sim de uma intervenção psicossocial.
c) o desenvolvimento pleno de um bebê adotado só poderá ocorrer se contar com o amor de seus pais adotivos, expresso como uma íntima relação que os estudiosos chamam de cooping.
Errado. O amor dos pais adotivos é importante, mas não é a única condição para o desenvolvimento pleno de uma criança.
d) não se reconhece salutar a ciência do status adotivo pela criança adotada, a fim de que esta possa estabelecer, com maior tranquilidade e empatia, elos de filiação com a família substituta.
Errado. Estudos indicam a importância relevante da criança saber seu status de adotivo.
e) a colocação de criança em família substituta não pode preceder trabalho com os vínculos afetivos em relação a sua família natural.
Certo! A família de origem tem prioridade do cuidado da criança, e sua retirada é excepcional, nunca a primeira opção.
Nosso gabarito é Letra E
Deixe um comentário