Na perícia forense, as avaliações podem ser realizadas por um ou por vários psicólogos, bem como podem ser feitas em conjunto com outros técnicos de especialidades diversas. Existe, ainda, a possibilidade do laudo ser emitido por uma entidade, mas sempre com a identificação dos profissionais envolvidos. O papel do psicólogo junto ao pedido de uma Avaliação Jurídica pode acontecer diante dos determinados meios, EXCETO:
- A) Em função do seu desempenho profissional em uma instituição pública.
- B) Como perito, sendo ou não oficial, a pedido de uma das partes litigantes.
- C) Como perito oficial, quando designado pelo juiz, no decorrer do processo.
- D) A pedido de uma das partes litigantes, quando é conhecido como perito assistente.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Como perito, sendo ou não oficial, a pedido de uma das partes litigantes.
Gabarito Letra B
A questão pede a incorreta sobre como o psicólogo pode vir a ser solicitado a fazer uma avaliação jurídica.
O psicólogo pode fazer uma avaliação jurídica em um processo como perito, nomeado pelo juiz, ou como assistente técnico, indicado pelas partes litigantes. Isso pode se dar também através do cargo que o psicólogo ocupa, como por exemplo o psicólogo das defensorias públicas que muitas vezes atua como assistente técnico em processos.
Ou seja, Letra A está correta, porque trás que essa papel pode vir a ser desempenhado em função do desempenho profissional em uma instituição pública, como no exemplo dos psicólogos das defensorias.
Letra C também está correta, porque apresenta corretamente como se define um perito oficial.
Letra D também não é nosso gabarito, porque apresenta corretamente que os peritos assistentes (ou assistentes técnicos) são indicados pelas partes do processo.
A Letra B, por sua vez, diz que o psicólogo pode ser perito a pedido de uma das partes. O psicólogo só será perito quando nomeado pelo juiz, e para auxilia-lo tecnicamente na sua decisão, ou seja, letra B está incorreta, e é nosso gabarito.
Deixe um comentário