Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No ano de 2007, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República lançou o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Esse tipo de violência é um fenômeno

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) que se expressa nas relações interpessoais na qual majoritariamente o agressor é conhecido pela vítima.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Os dados apontam que 74% dos crimes são cometidos por homens com quem as vítimas possuem vínculos afetivos/sexuais (companheiro, cônjuge ou namorado). Isso significa que a maior parte dos agressores são conhecidos pelas vítimas.

 

b) Incorreta. Homens e mulheres são atingidos pela violência de maneira diferenciada. Enquanto os homens tendem a ser vítimas de uma violência predominantemente praticada no espaço público, as mulheres sofrem cotidianamente com um fenômeno que se manifesta dentro de seus próprios lares, na grande parte das vezes praticado por seus (ex) companheiros. Ou seja, as mulheres representam a maioria das vítimas de violência doméstica.

 

c) Incorreta. Pesquisa realizada pelo Instituto Sangari e coordenada por Julio Jacobo Waiselfisz (“Mapa da Violência – 2010. Anatomia dos Homicídios no Brasil”) mostra que “em dez anos 1997 a 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídios - índice 4.2 assassinadas por 100.000 mil habitantes”. Esses dados mostram que a violência contra a mulher está associada com as estatísticas de homicídios contra as mulheres. 

 

d) Correta. Esse tipo de violência é um fenômeno que se expressa nas relações interpessoais na qual majoritariamente o agressor é conhecido pela vítima. Como dito na justificativa da alternativa A, 74% dos crimes são cometidos por homens com quem as vítimas possuem vínculos afetivos/sexuais.

 

e) Incorreta. A violência contra a mulher em todas as suas formas (psicológica, física, moral, patrimonial, sexual, tráfico de mulheres) é um fenômeno que atinge mulheres de diferentes classes sociais, origens, regiões, estados civis, escolaridade ou raças. 

 


Fonte: http://www.spm.gov.br/sobre/publicacoes/publicacoes/2011/pacto-nacional

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *