No clássico Manicômios, Prisões e Conventos, Erving Goffman trata do conceito de instituições totais. Segundo este autor,
- A) as instituições totais submetem os internos a processos de mortificação do eu, que implicam a destituição das formas pelas quais o indivíduo estava habituado a agir e a apresentar-se aos outros, e a perda das condições de estabelecer sua própria integridade física.
- B) nas instituições totais, dado o controle exercido sobre os indivíduos, é impossível para os internos construir privilégios a partir de favores pessoais.
- C) nas instituições totais, o indivíduo é submetido a processos de mortificação do eu, que são compensados graças ao tempo em que fica sozinho.
- D) os processos de mortificação do eu impactam o indivíduo, mas são fatores que contribuem para dirimir as tensões intersubjetivas e as zonas de conflito na instituição.
- E) o processo de arregimentação diz respeito às ocasiões em que a instituição total oferece ao interno certas condições para a execução de tarefas de modo individualizado.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) as instituições totais submetem os internos a processos de mortificação do eu, que implicam a destituição das formas pelas quais o indivíduo estava habituado a agir e a apresentar-se aos outros, e a perda das condições de estabelecer sua própria integridade física.
No clássico Manicômios, Prisões e Conventos, Erving Goffman trata do conceito de instituições totais. Segundo este autor,
a) as instituições totais submetem os internos a processos de mortificação do eu, que implicam a destituição das formas pelas quais o indivíduo estava habituado a agir e a apresentar-se aos outros, e a perda das condições de estabelecer sua própria integridade física.
Correto. Essa alternativa está de acordo com o livro de Goffman.
b) nas instituições totais, dado o controle exercido sobre os indivíduos, é impossível para os internos construir privilégios a partir de favores pessoais.
Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"Devemos notar alguns aspectos específicos do sistema de privilégio.
Em primeiro lugar, os castigos e privilégios são modos de organização peculiares às instituições totais. Qualquer que seja a sua severidade, os castigos são em grande parte conhecidos, no mundo externo do internado, como algo aplicado a animais e crianças; esse modelo comportamentista e de condicionamento não é muito aplicado a adultos, pois, geralmente, o fato de não manter os padrões exigidos leva a conseqüências desvantajosas indiretas, e não a qualquer castigo imediato e específico. E, deve-se acentuar, 0s privilégios na instituição total não são iguais a prerrogativas, favores ou valores, mas apenas a ausência de privações que comumente a pessoa não espera sofrer. As noções de castigos e privilégios não são retiradas do padrão da vida civil."
Fonte: "Manicômios, Prisões e Conventos" (Goffman)
c) nas instituições totais, o indivíduo é submetido a processos de mortificação do eu, que são compensados graças ao tempo em que fica sozinho.
Incorreto. Não há essa compensação. Veja mais sobre a mortificação do eu:
"O novato chega ao estabelecimento com uma concepção de si mesmo que se tornou possível por algumas disposições sociais estáveis no seu mundo doméstico. Ao entrar, é imediatamente despido do apoio dado por tais. disposições. Na linguagem exata de algumas de nossas mais antigas instituições totais, começa uma série de rebaixamentos, degradações, humilhações e profanações do eu. O seu eu é sistematicamente, embora muitas vezes não intencionalmente, mortificado. Começa a passar por algumas mudanças radicais em sua carreira moral, uma carreira composta pelas progressivas mudanças que ocorrem nas crenças que têm a seu respeito e a respeito dos outros que são significativos para ele."
Fonte: "Manicômios, Prisões e Conventos" (Goffman)
d) os processos de mortificação do eu impactam o indivíduo, mas são fatores que contribuem para dirimir as tensões intersubjetivas e as zonas de conflito na instituição.
Incorreto. A mortificação do eu não contribui para dirimir tensões e zonas de conflitos.
e) o processo de arregimentação diz respeito às ocasiões em que a instituição total oferece ao interno certas condições para a execução de tarefas de modo individualizado.
Incorreto. Veja mais sobre o que Goffman fala sobre arregimentação:
"Já sugeri que a autoridade nas instituições totais se dirige para um grande número de itens de conduta -
roupa, comportamento, maneiras - que ocorrem constantemente e que constantemente devem ser julgados. O internado não pode fugir facilmente da pressão de julgamentos oficiais e da rede envolvente de coerção. Uma instituição total assemelha-se a uma escola de boas maneiras, mas pouco refinada. Gostaria de comentar dois aspectos dessa tendência para multiplicação de regras ativamente impostas. Em primeiro lugar, tais regras são muitas vezes ligadas a uma obrigação de executar a atividade regulada em uníssono com grupos de outros internados. É isso que às vezes se denomina arregimentação."Fonte: "Manicômios, Prisões e Conventos" (Goffman)
Portanto, a alternativa correta é a Letra A.
Deixe um comentário