Nos anos de 2012 e 2013, a Vara da Infância de Petrolina – PE apurou cerca de 300 procedimentos judiciais relativos às escolas da comarca. Dentre os problemas mais comuns, encontram-se indisciplina, evasão, violência física, bullying, drogas e ameaça. De acordo com juiz da Vara da Infância e da Juventude, Marcos Bacelar, a violência no ambiente escolar tem crescido de forma alarmante, abrangendo de atitudes agressivas até situações caracterizadoras do bullying.
(Fonte: Diário de Pernambuco).
Sobre essa forma de violência, o bullying, pode-se considerar corretamente que
- A) é uma prática de delito plurissubjetivo, ou seja, que envolve um grupo de pessoas, com a característica especial de ser de concurso necessário de condutas recíprocas.
- B) os autores de bullying satisfazem os critérios nosológicos do DSM.IV para o diagnóstico de Transtorno de Controle dos Impulsos, sub tipo Explosivo Intermitente.
- C) a intolerância às diferenças físicas, sociais ou comportamentais das vítimas é um fato descrito como de grande importância no desencadeamento de condutas de bullying.
- D) o cyberbullying é erroneamente classificado como forma de manifestação de bullying, já que nele está ausente a agressão física que caracteriza o fenômeno. (E) é uma vivência que contribui para a progressão da dependência dos pais (infância) e dos pares (adolescência) para um nível de autonomia relativa (interdependência emocional).
Resposta:
A alternativa correta é letra C) a intolerância às diferenças físicas, sociais ou comportamentais das vítimas é um fato descrito como de grande importância no desencadeamento de condutas de bullying.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O bullying nem sempre envolve um grupo de pessoas. Pode ocorrer de uma pessoa para outra. Não raro, o estudante indefeso é assediado e/ou violentado por vários "colegas" ao mesmo tempo. Além disso, não é recíproco, existe a vítima que sofre a violência e o autor(es) responsável pelo bullying.
b) Incorreta. Segundo o DSM.IV, o transtorno explosivo intermitente é caracterizado por episódios distintos de fracasso em resistir a impulsos agressivos, resultando em sérias agressões ou destruição de propriedades. O comportamento proposital distingue-se do Transtorno Explosivo Intermitente pela presença de motivação e vantagens no ato agressivo. Dessa forma, os autores de bullying não satisfazem o critério para esse transtorno, já que a conduta é intencional.
c) Correta. Bullying é caracterizado por comportamentos violentos no âmbito escolar, tanto de meninos quanto de meninas. Dentre esses comportamentos podemos destacar as agressões, os assédios e as ações desrespeitosas, todos realizados de maneira recorrente e intencional por parte dos agressores. Portanto, a intolerância às diferenças físicas, sociais ou comportamentais das vítimas é um fato descrito como de grande importância no desencadeamento de condutas de bullying.
d) Incorreta. O cyberbullying é considerado uma forma de manifestação de bullying que ocorre através de aparelhos e equipamentos de comunicação (celular e internet), capazes de difundir, de maneira avassaladora, calúnias e maledicências.
e) Incorreta. Ao contrário do que afirma a alternativa, a prática de bullying pode abrir quadros graves de transtornos psíquicos e/ou comportamentais que, muitas vezes, trazem prejuízos irreversíveis. Não contribui para a interdependência emocional.
Fonte: SILVA, Ana Beatriz. Bullying: mentes perigosas nas escolas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.
Deixe um comentário