Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos de fatores, apresentados na primeira coluna, aos fatores especificados na segunda, identificando quais desses são de proteção e quais são de risco, para avaliação de casos de violência intrafamiliar conforme Koller e Antoni (2004).
(1) Fatores de Proteção
(2) Fatores de Risco
( ) Senso de pertencimento à comunidade
( ) Ausência de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Estatuto do Idoso
( ) Emoções morais ausentes
( ) Estilo parental autoritativo
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
- A) 1 – 2 – 2 – 2.
- B) 1 – 2 – 2 – 1.
- C) 1 – 2 – 1 – 1.
- D) 1 – 2 – 1 – 2.
- E) 2 – 1 – 1 – 2.
Resposta:
A alternativa correta é letra B) 1 – 2 – 2 – 1.
Gabarito Letra B
(1) Fatores de Proteção
(2) Fatores de Risco
(1 ) Senso de pertencimento à comunidade
O senso de pertencimento é um fator de proteção.
( 2 ) Ausência de conhecimento sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre o Estatuto do Idoso
A ausência do conhecimento dos direitos da criança e do idoso podem levar a violência dentro da família, sendo então um fator de risco.
( 2 ) Emoções morais ausentes
Emoções morais ausentes são fatores de risco para violência intrafamiliar, uma vez que a moral pode ser um obstáculo que evita a violência.
( 1 ) Estilo parental autoritativo
Perceba que um estilo parental autoritativo é diferente de um estilo autoritário: pais autoritativos são caracterizados como aqueles que encorajam a autonomia e respondem às opiniões e necessidades dos filhos, enquanto os pais autoritários são caracterizados por rigidez,
imposição de valores, regras e punições. Pais autoritativos são fatores de proteção;
“● Educação parental autoritária é restritiva e punitiva. Pais autoritários estimulam as crianças a seguir suas orientações e a respeitá-las. Impõem limites e controles fi rmes sobre suas crianças e permitem pequenas trocas verbais. Por exemplo, um pai autoritário pode dizer: “Faça isso do meu jeito e pronto. Sem discussão!” Crianças de pais autoritários quase sempre se comportam de maneiras socialmente incompetentes. Tendem a ser ansiosas com relação à comparação social, falham em iniciar atividades e têm padrões de comunicação fracos.
● Educação parental autoritativa encoraja as crianças a serem independentes, mas também impõe limites e controles sobre suas ações. Dar-e-tomar verbal extensivo é permitido e os pais educam e apóiam as crianças. Um pai autoritativo deve pôr seu braço sobre os ombros da criança de modo confortante e dizer: “Você sabe que não deveria ter feito isso. Vamos falar sobre como você pode lidar com a situação de forma diferente da próxima vez”. As crianças cujos pais são autoritativos freqüentemente se comportam de modos socialmente competentes. Tendem a ser autoconfi antes, retardam recompensas, se relacionam bem com seus pares e demonstram elevada auto-estima. Por causa desses efeitos positivos, Baumrind defende fortemente a educação parental autoritativa”
Assim, a sequência correta é 1221.
Gabarito Letra B
Fonte: Santrock, John W. Psicologia educacional [recurso eletrônico] / John W. Santrock ; tradução: Denise Durante, Mônica Rosemberg, Taís Silva Monteiro Ganeo ; revisão técnica: Paula Suzana Gioia, Sandro Almeida. – 3. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2010
Deixe um comentário