“O abandono de crianças não é um fato recente e as primeiras instituições que começaram a assisti-las estavam sob influência da Igreja e tinham caráter caritativo. Somente a partir do Século XIX, o Estado passou a se responsabilizar por essa área, assumindo um papel mais ativo no atendimento de crianças e adolescentes e implantando políticas que iam se distanciando, gradativamente, do predomínio da Igreja.”
(RAMOS, P.A. Acolhimento institucional de crianças e adolescentes e
suas consequências. In PAULO, B.M. Psicologia na Prática Jurídica. Rio de Janeiro: Impetus, 2009).
Sobre as consequências da privação do amor materno na primeira infância, causadas inclusive pela institucionalização, segundo John Bowlby, no livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”, analise as afirmativas a seguir.
I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele.
II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração.
III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime.
Assinale:
- A) se somente a afirmativa I estiver correta.
- B) se somente a afirmativa II estiver correta.
- C) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
- D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
- E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas estiverem corretas.
Análise dos itens:
I. O bebê pode deixar de sorrir para um rosto humano ou de reagir quando alguém brinca com ele. Correto.
Segundo Spitz (1946), citado por Bowlby (1957), a resposta de sorriso é um padrão de comportamento adquirido em resposta aos cuidados maternos. [...] é cristalizado, dentre todos os padrões de comportamento, em resposta à solicitude da mãe, ou seja, ao início da relação objetal. Portanto, concluímos que quando não há cuidado materno, o bebê pode deixar de reagir quando alguém interage com ele.
II. Em crianças refugiadas foi identificada a enurese noturna, bem como a incapacidade de estabelecer relações e o aumento de agressividade e frustração. Correto.
Sobre essa constatação, não só Bowlby, mas também Winnicott relacionou a enurese noturna, queixas sobre alimentação, inibição do apetite como comportamentos da criança que podem indicar um tendência anti-social.
III. A privação por longo prazo pode produzir sequelas mais graves, dentre outras a ligação calorosa, mas superficial, com qualquer adulto que se aproxime. Correto.
Segundo Bowlby (1981), alguns sintomas típicos de crianças que tiveram experiências de privação são: relacionamento superficial, nenhum sentimento verdadeiro, nenhuma capacidade de se interessar pelas pessoas ou de fazer amizades profundas; inacessibilidade, exasperante para os que tentam ajudá-la; nenhuma reação emocional em situações em que isto seria normal, uma estranha falta de preocupação; falsidade e evasivas, frequentemente sem motivo; furtos; falta de concentração na escola.
Considerando os itens, concluímos que todas as afirmativas estão corretas.
Fonte: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0199.pdf
Deixe um comentário