O exame do estado mental de um paciente em situações de perícias judiciais inclui a investigação de diversas áreas da conduta humana. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta algumas dessas áreas.
- A) Mecanismos de defesa, atitudes e habilidades.
- B) Coordenação, sentidos e inteligência.
- C) Pensamento, consciência e orientação.
- D) Percepção, orientação e compreensão verbal.
- E) Tonicidade, reflexos e afetividade.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Pensamento, consciência e orientação.
Segundo Cunha (2000),
No que diz respeito à ordenação metodológica do exame do estado mental, há um consenso de que as principais alterações envolvem sinais e/ou sintomas nas seguintes áreas da conduta humana: atenção, sensopercepção, memória, orientação, consciência, pensamento, linguagem, inteligência, afetividade e conduta.
Análise das alternativas:
a) Incorreta. O exame do estado mental não inclui a avaliação de mecanismos de defesa, atitudes e habilidades.
b) Incorreta. A coordenação não é avaliada no exame do estado mental. Quanto aos sentidos, pode nos causar dúvida, porque a sensopercepção envolve a capacidade de captar sensações, através dos receptores sensoriais e transformá-las em imagem ou sensações no sistema nervoso central. Já a inteligência, certamente, é uma área investigada.
c) Correta. Considerando o trecho apresentado, podemos dizer que algumas das áreas investigadas no exame do estado mental são: pensamento, consciência e orientação.
d) Incorreta. Esse item pode nos provocar dúvida, porém a dica é considerar a palavra exatamente como é colocada pelos autores. Portanto, no exame do estado mental não se avalia a percepção, mas a sensopercepção. Não se avalia a compreensão verbal, mas a linguagem. Avalia-se a orientação.
e) Incorreta. Não se investiga a tonicidade e reflexos, mas avalia-se a afetividade.
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Deixe um comentário