O psicólogo pode receber determinação judicial para averiguar periculosidade, condições de discernimento ou sanidade mental das partes envolvidas em litígio ou julgamento. Este trabalho denomina-se
- A) perícia.
- B) diagnóstico estrutural.
- C) justiça restaurativa.
- D) investigação transformativa.
- E) mediação.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) perícia.
Análise das alternativas:
a) Correta. A perícia forense fornece subsídios para questões relacionadas com insanidade, competência para o exercícios das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei, etc. Logo, esta será nossa resposta.
b) Incorreta. O diagnóstico estrutural deve lidar com uma concepção de estrutura de personalidade como "história transformada em estrutura psíquica". Ou seja, estrutural, neste contexto, significa aquilo que se cristaliza a partir da história emocional infantil.
c) Incorreta. Justiça restaurativa é uma das formas de enxergar o crime. Diferentemente da justiça retributiva, a justiça restaurativa possui um conceito amplo de crime, considerando-o como um ato que afeta a vítima, o próprio autor e a comunidade, causando-lhes uma variedade de danos. Compartilha o processo decisório do processo com as pessoas envolvidas e incentiva a participação dos interessados em um procedimento criativo, voltado para o futuro.
d) Incorreta. A investigação transformativa defende que este processo, mais do que um meio para atingir um fim - o da coleta de dados ou mesmo da promoção da justiça social - deve ser reconhecido como um “encontro com o Outro” e por isso uma experiência de transformação em si mesma.
e) Incorreta. A mediação é um método de resolução de conflitos em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito.
Fonte: CUNHA, J.A. e cols. Psicodiagnóstico V. 5ª ed rev. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Deixe um comentário