O psicólogo que atua por meio da assistência social
- A) propicia, a partir de suas intervenções, que os indivíduos indefesos diante de condições sociais adversas sejam protegidos pelas instituições sociais.
- B) oferece apoio e suporte psicológico, para que os excluídos sociais aceitem sua condição de vulnerabilidade e se adaptem de forma adequada à realidade.
- C) opera no campo simbólico dos indivíduos excluídos, para que se identifiquem com modelos sociais valorizados e atuantes no contexto social.
- D) categoriza os quadros que tipicamente atingem a classe trabalhadora, identificando as suas características essenciais e intrassubjetivas.
- E) adota uma perspectiva comprometida com a transformação social, que elege como foco as necessidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) adota uma perspectiva comprometida com a transformação social, que elege como foco as necessidades, objetivos e experiências dos oprimidos.
Novamente, a resposta pode ser encontrada no Manual de Referências Técnicas para Atuação do Psicólogo no CRAS/SUS. Veja trecho que fala sobre o assunto:
Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos. Nesse sentido, a Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros – contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.
A ALTERNATIVA E praticamente transcreve uma parte do trecho acima e, portanto, será nossa resposta.
Erros das demais alternativas:
a) propicia, a partir de suas intervenções, que os indivíduos indefesos diante de condições sociais adversas sejam protegidos pelas instituições sociais.
b) oferece apoio e suporte psicológico, para que os excluídos sociais aceitem sua condição de vulnerabilidade e se adaptem de forma adequada à realidade.
c) opera no campo simbólico dos indivíduos excluídos, para que se identifiquem com modelos sociais valorizados e atuantes no contexto social.
d) categoriza os quadros que tipicamente atingem a classe trabalhadora, identificando as suas características essenciais e intrassubjetivas.
Deixe um comentário